MIT e Google se unem para criar cápsulas retráteis para reuniões

O Self-Assembly Lab da Escola de Arquitetura do MIT se uniu com a Google para criar o Transformable Meeting Spaces, um projeto faz uso de estruturas trançadas de madeira e fibra de vidro que descem do forro, transformando um grande espaço em pequenos ambientes. Concebidas como uma intervenção em pequena escala para reconfigurar plantas livres, as cápsulas não exigem nenhum sistema eletro-mecânico para funcionar -- a mudança de forma ocorre devido a um esqueleto flexível e um contrapeso.

O esqueleto é composto por 36 hastes de fibra de vidro, que foram tecidas de modo a formar um tecido ou trança cilíndrica. Assim, a estrutura se comporta "como uma armadilha para dedos chinesa: a circunferência da cápsula diminui quando esta é estendida e aumenta quando é solta."

MIT e Google se unem para criar cápsulas retráteis para reuniões - Mais Imagens+ 2

Cortesai de MIT Self-Assembly Lab
Cortesai de MIT Self-Assembly Lab

Completamente estendido, a cápsula mede aproximadamente três metros de diâmetro e 2,4 metros de altura, proporcionando espaço para até oito pessoas sentadas ou de pé. 

Cortesai de MIT Self-Assembly Lab

Cortesai de MIT Self-Assembly Lab

Além disso, os espaços internos são forrados com feltro, de modo a reduzir o ruído exterior.

Cortesai de MIT Self-Assembly Lab

Reunimos quatro pessoas la dentro em mesas ou de pé para uma reunião, comentou o diretor do MIT Self-Assembly Lab, Skylar Tibbits. Também pensamos que esta poderia ser uma cápsula para um cochilo. Trata-se mais da transformação do espaço que da previsão do que acontecerá nesse espaço. Estamos apenas tentando criar diferentes possibilidades.

As pesquisas ainda estão em andamento e no futuro se concentrarão em aplicar estes materiais transformáveis em modelos arquitetônicos em grande escala, por exemplo, a cobertura retrátil de um estádio. 

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Via Fast Company Design e MIT Self-Assembly Lab.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Santos, Sabrina. "MIT e Google se unem para criar cápsulas retráteis para reuniões" [MIT and Google Team Up to Create Transformable Office Pods ] 03 Nov 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798466/mit-e-google-se-unem-para-capsulas-retrateis-para-reunioes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.