Residência Hillside / Alterstudio Architecture

Residência Hillside / Alterstudio Architecture - Mais Imagens+ 12

  • Arquiteto Paisagista: Mark Word Design
  • Área: 210 m2 (100 m2 existentes, 110 m2 adicionados)
  • Equipe De Projeto: Kevin Alter; Ernesto Cragnolino, FAIA; Tim Whitehill
  • Cidade: Austin
Mais informaçõesMenos informações
© Casey Dunn

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Hillside é a reforma e expansão substancial de um bangalô que data de 1927 no bairro de Travis Heights em Austin, Texas. O edifício existente de 100 m2 foi resgatado após um processo de deterioração, demarcando de forma abstrata em branco rígido e emparelhado com um novo volume escultórico de 110 m2 revestido de cipreste tingido de preto e conectado através de uma ponte de entrada feita de vidro. Similar à proposição de Marcel Breuer em 1943 para uma Casa Bi-Nuclear, a residência se divide em duas áreas, uma para viver e socializar, e outra para a concentração, o trabalho e o sono. Por conta do fato da entrada se dar pelo meio, ambas partes parecem estar em diálogo entre si. No interior, as duas áreas se definem por materiais muito diferentes e personagens espaciais em uma combinação ora agradável, ora provocativa.

© Casey Dunn
Planta Baixa
© Casey Dunn

A reforma respeita a disposição do edifício existente e mantém sua coleção de cômodos discretos. Ao mesmo tempo, ela altera radicalmente o caráter desses cômodos através de um ajuste na organização. Ou seja, uma série de cômodos privados, agora ocupam o lugar do que era público, e eliminou-se o alpendre, deixando o volume dos bangalôs existentes intacto, mas curiosamente não familiares ao serem observados ao entrar na rua. O núcleo é acessado através de um novo corredor que conduz a um espaço central inesperadamente alto, desde o qual estão dispostos os dormitórios privados da residência. Diferentemente da organização tradicional da casa, a expansão abre os espaços públicos ao pátio traseiro e, pelo contrário, caracteriza-se pela abertura, a continuidade espacial dinâmica, e a abstração.

Janelas e aberturas zenitais cuidadosamente dispostos abrem ainda mais a casa ao céu e ao sol, proporcionando uma sensação contínua de expansão desta modesta residência. Orientada segundo a orientação solar e a ventilação cruzada, a casa também foi equipada com um sistema de recolhimento de águas pluviais, um painel solar fotovoltaico, tubos de calefação solares na piscina, isolamento de espuma celular, aquecedores de água sem tanque, etc. Por outro lado, o desejo dos clientes por um estilo de vida sustentável se reflete, também, em sua decisão de viver no centro e trabalhar em casa.

© Casey Dunn

Em última instância, uma sensibilidade moderna na expansão proporciona um equilíbrio com o sentido do espaço contido na casa original. A medida que se transita entre as construções nova e antiga, a confluência das características arquitetônicas diversas dá lugar a perguntas sobre as formas como a arquitetura tanto desafia, o quanto reforça a cultura da qual faz parte. Na verdade, o conjunto é uma contra-proposta para as mazelas da evolução urbana: uma rápida transição para a riqueza e a preferência pelas dimensões de construção habitacional para maximizar as relações de área permitidas. Aqui, pelo contrário, um novo personagem substitui o edifício "historicamente sub-utilizado". A disposição atual da rua é mantida, mas ganha um novo temperamento.

© Casey Dunn

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Hillside / Alterstudio Architecture" [Hillside Residence / Alterstudio Architecture] 04 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798465/residencia-hillside-alterstudio-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.