Salas de Leitura / Fernanda Canales

Salas de Leitura / Fernanda Canales - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Fernanda Canales; Fernanda Canales
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  50
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jaime Navarro
  • Engenharia Estrutural: Grupo SAI - Gersón Huerta
  • Localização Dos Módulos: Campeche (Campeche), Tepic (Nayarit), Oaxaca (Oaxaca), Cuautlancingo (Puebla), Cancún (Quintana Roo), Culiacán (Sinaloa), Mérida (Yucatán), Zacatecas (Zacatecas)
  • Equipe De Projeto: Alejandra Téllez, Aarón Jassiel
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. A proposta consiste em um módulo mínimo que corresponde, em planta, a ocupação de uma vaga de estacionamento (2.50 x 5.00 metros), pensando na sua inserção em praticamente qualquer espaço residual dos conjuntos de moradia carentes de serviços culturais e espaços cívicos. 

© Jaime Navarro
Isométrica
© Jaime Navarro

A ideia de crescimento progressivo ao agregar os módulos, seja em planta ou no sentido vertical, faz com que eles sejam replicáveis em qualquer local. O ponto de partida é um cubo, módulo básico independente, capaz de abrigar tanto um espaço de trabalho quanto de leitura, mas que admite o crescimento da área utilizável através da união de dois ou mais módulos, fomentando também a apropriação do espaço exterior. 

© Jaime Navarro

O desenho surge do conceito de transparência com dois objetivos: criar um espaço público seguro , aberto a vista desde o exterior e um espaço protegido das intempéries mas sempre visível desde fora. Quando o acesso é fechado, o módulo prevalece como uma lâmpada durante a noite e a todo o momento exibe o que acontece no seu interior. 

© Jaime Navarro

O projeto responde a uma ação conjunta entre o INFONAVIT (responsável pelo projeto) e CONACULTA (responsável pela doação de livros - mil exemplares por unidade), mas funciona também como lugar de reunião e encontro para a comunidade. Dotados - em alguns casos - de banheiros, com computadores e mobiliário exterior, os módulos cumprem distintas funções e se adequam às necessidades de cada local. Eles foram pensados para não sofrer danos em caso de inundações (de até 1 metro de altura e funcionam com ventilação cruzada natural).

© Jaime Navarro

O desenho contempla a utilização de materiais comuns e econômicos, escolhidos por sua durabilidade, disponíveis em qualquer contexto e que possam se produzidos sem necessidade de mão-de-obra qualificada. Todos os materiais e elementos são aparentes e podem ser adquiridos em qualquer loja de material de construção, pensando na facilidade de execução e na manutenção futura dos módulos.

© Jaime Navarro
Planta Praça em Tepic, Nayarit
© Jaime Navarro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Salas de Leitura / Fernanda Canales" [Salas de Lectura / Fernanda Canales] 06 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798460/salas-de-leitura-fernanda-canales> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.