Centro Cultural e Sede de Empresas Públicas de La Ceja / Juan Carlos Castañeda

Centro Cultural e Sede de Empresas Públicas de La Ceja  / Juan Carlos Castañeda - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Juan Carlos Castañeda; Juan Carlos Castañeda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3279
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Perlatos
  • Arquitetos Colaboradores: Julio Moreno, Parmenio Bedoya, Maritza Mejía, Diego Vergara.
  • Construção: U.T.C.C. (Urbánico E.U. + Eng. María Angélica Diaz Verbel)
  • Projeto Estrutural : Eng. GABRIEL CARDONA.
  • Interventoria: Engenharia e Construção Ltda. Eng. Martín Valencia Téllez.
  • Cliente: Município de la Ceja del Tambo
  • Arquitetos Encarregados: Juan Carlos Castañeda
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Juan Carlos Castañeda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A concepção deste edifício localizado no município de La Ceja del Tambo, a 2.143 m.s.n.m (15°C) e a 41 Km a sudeste de Medellín, partiu da necessidade da empresa de serviços públicos deste município de 50.000 habitantes, de construir sua sede administrativa, além da necessidade da Alcaldía de construir um Centro Cultural a partir da decisão de recuperar e completar uma biblioteca pública existente localizada em um edifício de forma irregular em uma quadra próxima ao parque de fundação do centro histórico, entre as ruas 19 e 20 e a via 22.

Cortesia de Juan Carlos Castañeda

A paisagem urbana de La Ceja caracteriza-se pelo luminoso contraste entre o verde das montanhas com as paredes de taipa brancas de vãos verticais das antigas casas coloniais e coloridas pelos telhados de barro das coberturas. Sobressai como um sinal de aproximação distante a igreja branca como principal referencial urbano, que marca a posição do parque de fundação, vazio central próprio do traçado compacto das quadras. Como resolver o programa comercial, cultural e institucional de um novo edifício público no centro histórico de La Ceja sem romper com sua paisagem urbana, mas com a responsabilidade de ser uma referência cultural contemporânea? Para resolver este problema decidimos desenvolver o projeto no interior da quadra, como um edifício semi-escondido de seu entorno imediato, mas como referencial urbano no contexto mais amplo. A ideia básica foi conformar, com o programa público-privado do edifício, uma passagem de pedestres e uma praça pública no interior da quadra, que resolveria o acesso a todo o programa. Mais do que um edifício, trata-se de um espaço público urbano formado por duas volumetrias formal e funcionalmente independentes, "embasamento" e "bloco", da seguinte forma:

Cortesia de Juan Carlos Castañeda

Embasamento

Este volume conforma, junto à biblioteca existente, a passagem de pedestres e a praça pública, espaços urbanos que dão acesso ao programa de maior fluxo do projeto entre o primeiro e segundo pavimentos, os comerciais, o Centro Cultural e a biblioteca existente. Suas coberturas retráteis revestidas em mármore Perlato e orientadas à igreja e ao imponente Morro el Capiro, buscando assinalar claramente ao visitante o âmbito do público e a possibilidade de desfrutar a paisagem do entorno a diferentes níveis de paradas e percursos.

O embasamento foi concebido também como uma respeitosa adição à biblioteca existente. Esta não tinha fachada para o interior da quadra. Portanto, a conformação da praça central exigiu o desenho e construção de uma nova fachada de acesso para a biblioteca existente, com o objetivo de integra-la por meio desse novo espaço urbano, ao novo programa cultural.

Axonométrica

Bloco

Este elemento contém o programa de menor fluxo de público: a sede administrativa de Empresas Públicas de La Ceja nos pavimentos 3 e 4. Mesmo que o acesso a este edifício seja feito por uma praça pública no primeiro pavimento, ele foi concebido como um edifício formal e funcionalmente independente do plinto comercial e cultural. Sua principal característica é sua forma de paralelepípedo retangular flutuante sobre o embasamento e a cor branca de sua alvenaria em blocos de concreto, que além de ser a cor institucional da empresa, é a cor predominante das fachadas coloniais da paisagem urbana da cidade.

Planta Primeiro Pavimento
Planta Segundo Pavimento

O Bloco é uma forma resultante de vários fatores: a forma do edifício, da conformação do espaço público dentro da quadra, a área necessária, da restrição de altura, e da busca por uma planta aberta como modelo flexível para os escritórios de uma instituição orgulhosa de sua expansão e processo de modernização.

Cortesia de Juan Carlos Castañeda
Cortesia de Juan Carlos Castañeda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:La Ceja - Abejorral, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural e Sede de Empresas Públicas de La Ceja / Juan Carlos Castañeda" [Centro Cultural y Sede de Empresas Públicas de La Ceja / Juan Carlos Castañeda] 05 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798431/centro-cultural-e-sede-de-empresas-publicas-de-la-ceja-juan-carlos-castaneda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.