Casa Songdo / architect-K

Casa Songdo / architect-K - Mais Imagens+ 35

  • área Do Terreno: 1.111,53 m²
  • área Construída: 454,02 m²
  • área Bruta: 1.644,72 m²
  • Cidade: Busan
Mais informaçõesMenos informações
© Yoon Joonhwan

Partido de Projeto

A Cidade de Busan foi subitamente inchada pelo afluxo de refugiados durante a Guerra da Coreia. Os refugiados construíram casas de forma irregular de acordo com a topografia das montanhas de Busan em um curto espaço de tempo. Numerosas ruelas foram originadas a partir das relações com as casas. Agora, 65 anos depois da guerra da Coreia, o tecido urbano das casas irregulares torna-se uma característica única da cidade. A vista, que de repente surge através de becos e casas, forma uma paisagem urbana diferente de outras cidades.

© Yoon Joonhwan
© Yoon Joonhwan

AAWH é um projeto para compor as ruelas da cidade em um espaço, a Casa.Um volume curvilíneo foi naturalmente estendido da colina, a leste do terreno, ao mar. Seguindo o volume, as principais circulações foram criadas em cada andar. Oito escadas atravessando as principais circulações e uma ponte tubular foram colocadas na edificação. Neste processo, os espaços emergiram e o programa foi definido. No volume, ruelas e espaços coexistem. O usuário pode combinar constantemente novas rotas com as ruelas na casa. Janelas de visibilidade limitada fornecem a possibilidade de uma nova consciência da paisagem de colina e mar.

Planta Baixa

Proposta do Programa

A Praia Songdo foi a primeira praia pública da nação. Ela teve tempo de receber atenção como local de férias de luxo e destino de lua de mel antes e depois da Libertação Coreana. No auge do desenvolvimento das décadas de 1960 e 1970, instalações comerciais de má qualidade, como as peixarias, ocuparam a praia e as pessoas passaram a hesitar em visitar a praia. Depois de experimentar os efeitos nocivos deste desenvolvimento indiscriminado, uma série de restrições e os esforços da comunidade fizeram com que água voltasse a ser limpa e transformou a praia no lugar favorito para turistas em família.

© Yoon Joonhwan
© Yoon Joonhwan

Uma vez a Praia Songdo foi chamada de Napoli da Coreia. Nós propusemos uma residência tipo resort que inclui uma galeria pública como uma alternativa para o desenvolvimento positivo da Praia Songdo. Os espaços internos e externos da casa possuem várias vistas para a natureza e programas de recreação. A Ocean Gallery, que pode ser aberta ao público, irá funcionar como um elemento cultural benéfico na área comercial densa. A praia está recuperando seu valor original de praia mais próxima ao velho centro da cidade de Busan e também está explorando a possibilidade de ser uma nova área residencial que possui um bom meio-ambiente. Na verdade, após a conclusão da casa, casas bem projetadas com programas de recreação também estão surgindo em torno do local.

Corte

Expressão dos Materiais

Em AAWH, o concreto aparente, o concreto aparente com forma de bambu ou pinho, tijolos de madeira, tijolos de basalto e painéis de metal foram utilizados. Estes materiais proporcionam o fluxo das circulações e destacam as ruelas nos espaços, e, portanto, definem os espaços do programa. Uma vez que o espaço pode ser definido por outros elementos, nós os nomeamos como Espaço Dependente-Independente.

© Yoon Joonhwan

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Songdo / architect-K" [Songdo House / architect-K] 01 Nov 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798418/casa-songdo-architect-k> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.