Lançamento do livro "Andrade Morettin - Cadernos de Arquitetura"

BEĨ Editora lança o livro Andrade Morettin – Cadernos de Arquitetura no dia 29 de outubro

Evento de lançamento será no edifício BOX 298, projeto assinado pelo escritório na Vila Madalena, em São Paulo

São Paulo, outubro de 2016 – No próximo dia 29/10, a BEĨ Editora lança o livro Andrade Morettin – Cadernos de Arquitetura, sobre o escritório de arquitetura fundado em 1997 pelos arquitetos e urbanistas Vinicius Andrade e Marcelo Morettin.

No livro, os arquitetos buscam expor o raciocínio por trás dos projetos criados ao longo de quase 20 anos de trabalho, de forma que os leitores possam construir uma crítica embasada sobre a obra do escritório ou mesmo sobre a arquitetura contemporânea de modo geral. “Buscamos assim contribuir para o enriquecimento da cultura arquitetônica para além dos guetos do meio especializado”, explica Marcelo Morettin.

A trajetória dos arquitetos foi, segundo Vinicius Andrade, marcada por muitas experiências, tentativas, erros e acertos, até que encontrassem um caminho próprio para a arquitetura que querem propor: “Isso é relativamente novo para nós, que sempre colocamos a pesquisa acima da vontade de estabelecer uma marca. Quando nos demos conta de que tínhamos, finalmente, formulado algo consistente, achamos que era hora de compartilhar”.

O livro divide-se em cinco cadernos. O primeiro traz textos críticos e uma exposição dos princípios dos arquitetos, que partem de uma concepção de arquitetura adaptada aos trópicos. Os demais cadernos focam em projetos específicos – a Residência RR, o Edifício Box 298, o Edifício Pop, o IMS (Instituto Moreira Salles) e o Impa (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada). Assim, a obra preserva um espírito de “caderno de anotação”, explicando quase didaticamente como cada projeto foi concebido e executado.

(Da esquerda para a direita: Edifício Pop, Instituto Moreira Salles e o Edifício Box 298, local do lançamento no dia 29 de outubro. Fotos Pop e BOX 298: Nelson Kon).

Para os arquitetos, os projetos selecionados são aqueles que ilustram melhor a ideia de arquitetura que querem compartilhar. “São projetos que valorizam uma relação delicada como o meio ambiente, caracterizados pela presença da luz, pela leveza, pelo uso de componentes industrializados ou pré-fabricados e, particularmente, inspirados pela arquitetura vernacular do Brasil”, afirma Vinicius Andrade.

O primeiro caderno traz um texto escrito pelo arquiteto e designer Edwin Heathcote, crítico de arquitetura e design do jornal inglês Financial Times desde 1999, editor do site Reading Design e autor de mais de 12 livros, além de colaborador de importantes títulos internacionais de design, arte e arquitetura, como Wallpaper, GQ, L’Architecture d’Aujord’hui, Icon e Apollo, seguido por uma entrevista extensa e minuciosa sobre as duas décadas do escritório escrita na sequência por Fernando Serapião, crítico brasileiro de arquitetura e editor da revista Monolito.

Ao transpor os projetos desenvolvidos no escritório para uma edição aberta ao público, os arquitetos entendem que o maior desafio do projeto foi o da linguagem. “Queríamos que fosse possível compartilhar com os leitores, para além do aspecto formal de nossos projetos, o pensamento arquitetônico com o qual os projetos são concebidos. Este desejo pautou a formatação do livro”, explica Marcelo Morettin.

SERVIÇO
Lançamento Livro Andrade Morettin – Cadernos de Arquitetura
Dia: 29 de outubro, das 11h às 15h – entrada gratuita
Local: Edifício BOX 298 I R. Wisard, 298 - Vila Madalena, São Paulo - SP
Preço: 120 reais
Onde comprar: www.bei.com.br

Ficha técnica
Título: Andrade Morettin – Cadernos de Arquitetura
BEĨ Editora
Páginas: 208 páginas
Formato: 23,4 x 31,3 cm
Bilíngue – Português e Inglês
Créditos
Coordenação editorial - BEĨ
Concepção e projeto gráfico - Renata Morettin
Designers assistentes - Guilherme Torres Martins e Raphael Grazziano
Tradução para o inglês - Anita Di Marco e Ann Puntch
Revisão em português e inglês - Laura Folgueira e Paulo Futagawa
Tratamento de Imagem e Impressão - Ipsis

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

  • Título

    Lançamento do livro "Andrade Morettin - Cadernos de Arquitetura" (BEI Editora)
  • Tipo

    Lançamento de Produto ou Livro
  • Organizadores

    BEI Editora
  • De

    29 de Outubro de 2016 11:00 AM
  • Até

    29 de Outubro de 2016 04:00 PM
  • Onde

    Edifício BOX 298 - Rua Wisard, 298, Vila Madalena, São Paulo
  • Endereço

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Lançamento do livro "Andrade Morettin - Cadernos de Arquitetura" " 26 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798202/lancamento-do-livro-andrade-morettin-cadernos-de-arquitetura-bei-editora> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.