Centro Cultural Alb'Oru / Devaux & Devaux Architectes + atel'erarchitecture

Centro Cultural Alb'Oru / Devaux & Devaux Architectes + atel'erarchitecture - Mais Imagens+ 22

  • Diretor De Projeto: Jacques Ameil, (DDA)
  • Fluidos E Edifício Verde: Louis Choulet + SMI
  • Estrutural: ISB
  • Acessos E Obras Externas: Blasini
  • Finanças: BMF
  • Paisagismo: Hervé de Chastenet
  • Acústica: Studio DAP
  • Cenografia: DUCKS SCÉNO
  • Orçamento: 10,5 M€ excluindo taxas
  • Arquitetos: Devaux & Devaux Architectes + atel'erarchitecture
  • Cidade: Bastia
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
© Julien Cailly

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Cultural de Bastia foi desenvolvido com um programa da Agência Nacional de Renovação Urbana francesa relacionado com a renovação dos bairros ao sul de Bastia, uma grande parte deles feita de conjuntos habitacionais dos anos 60.

© Joan Bracco & Cécile Septet

O êxito do Centro Cultural foi o grande objetivo desta reforma urbana, um lugar para todos feito para estreitar as relações e intercâmbios dos habitantes através de práticas sociais e culturais. O Centro Cultural enquanto equipamento público serve à cidade além dos limites da vizinhança e é portanto aberto para todos de Bastia, permitindo que a vizinhança se abra ao exterior.

© Joan Bracco & Cécile Septet

O terreno do edifício é encarado como um grande parque aberto para a cidade de Bastia. As cercas dos limites foram retirados, a vegetação é preservada e incentivada, novos espaços são criados para sentar junto às sombras dos pinheiros e eucaliptos.

Planta Subsolo

As especificações do projeto demandavam: "um local inovador e criativo, um lugar de contrastes, sombras e luz, que sejam iluminados e claros para os espaços de leitura e escuros e sonoros para o auditório". A resposta à essa demanda é literal e radical. 

© Joan Bracco & Cécile Septet

As salas de espetáculo, lugares de escuridão, de turbulência, de agitação, estão reunidos em uma base sólida, uma arquitetura telúrica construída de blocos de concreto em tons terrosos, ancorada no solo. O auditório tem capacidade para abrigar todos os tipos de performances; devido à sua acústica natural moldável pode receber em particular canto polifônicos sem necessidade de amplificação. O bloco do auditório reúne a área de palco e do saguão, as salas de ensaio, camarins, salas dos artistas, as áreas técnicas, setor administrativo e recepção do público com o bar.

© Joan Bracco & Cécile Septet

As salas de biblioteca de mídia, espaços de luz, tranquilidade, concentração, meditação, são relacionadas ao céu, em uma arquitetura aérea de brilho e leveza. Este volume surge suspenso acima das árvores; tem vistas para a vizinhança, oferecendo um ponto de vista único em direção ao horizonte, a cidade e o mar.

© Joan Bracco & Cécile Septet

O Centro Cultural revela o impacto do renascimento da vizinhança.

A Biblioteca de Mídia se abre para o céu e o horizonte, oferecendo uma vista panorâmica por sobre a cidade e o mar. É projetado como um espaço aberto a favor do espaço e da luz, com planta livre que permite grande flexibilidade. As salas de leitura são estendidas ao exterior, por sobre a passagem onde é possível ler concentrado e protegido.

Corte AA
Planta Térreo
Corte BB

A plaza conduz ao espaço de recepção principal, que estabelece a conexão com a praça pública e o equipamento. É uma área de convívio para cidadãos além de servir também como foyer, onde usuários podem se reunir antes e após os espetáculos.

© Julien Cailly

O projeto alcança os objetivos de reduzir o consumo legal de energia, com o selo “Bâtiment Basse Consommation,” obtendo a cifra de BBC -20%.

© Joan Bracco & Cécile Septet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bastia, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cultural Alb'Oru / Devaux & Devaux Architectes + atel'erarchitecture" [Cultural Center Alb'Oru / Devaux & Devaux Architectes + atel'erarchitecture] 30 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798129/centro-cultural-alboru-devaux-and-devaux-architectes-plus-atelerarchitecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.