Série de exposições e conferências de Álvaro Siza em Roma

O MAXXI e a Academia Nacional de São Luca apresentam, de 26 a 28 de outubro de 2016, três dias de eventos dedicados a ÁLVARO SIZA EM ROMA, uma ocasião especial para contactar e aprofundar o conhecimento sobre o extraordinário trabalho do arquiteto português.

No dia 26 de outubro, às 17h30, na Academia Nacional de São Luca inauguram as exposições Il grand tour. Álvaro Siza in Italia 1976-2016 e La misura dell'occidente. Álvaro Siza e Giovanni Chiaramonte.

O programa prossegue a 27 de outubro, às 18h00, no museu MAXXI com a conversa sob o tema ÁLVARO SIZA. Sacro durante o qual o arquiteto descreverá a exposição/instalação ÁLVARO SIZA, Sacro, que a partir de 9 de novembro estará patente nos espaços do Museu.

A 28 de outubro, às 17h30, finalmente, haverá uma conversa organizado pela Academia Nacional de São Luca na Chiesa dei Santi Luca e Martina, no Fórum Romano, cujos intervenientes são três intérpretes de exceção da arquitetura contemporânea: UMBERTO RIVA, ÁLVARO SIZA, FRANCESCO VENEZIA & il Tempo.

IL GRAND TOUR. ÁLVARO SIZA IN ITALIA 1976-2016

Accademia Nazionale di San Luca (27 de outubro de 2016 – 25 de fevereiro de 2017)

A presença de Álvaro Siza em Itália marca o território ao longo de quarenta anos de viagens realizadas por motivo de trabalho em projetos, construção, conferências, workshops, exposições. A exposição de 1976, "EuropaAmerica", na Bienal de Veneza e o "Tour SAAL", de 1977, nas universidades italianas, desde a exposição de 1979 no PAC de Milão até à de MART, em Rovereto, em 2014. A exposição, com curadoria de Roberto Cremascoli e Francesco Moschini apresenta, através de desenhos e fotografias de 23 projetos em Itália, o percurso projetual de Siza desde 1976 a 2016 e o seu contributo no debate arquitetónico italiano. A exposição é acompanhada de um catálogo com curadoria de Roberto Cremascoli e Francesco Moschini.

Accademia Nazionale di San Luca . Image © atelier XYZ
Accademia Nazionale di San Luca . Image © atelier XYZ

LA MISURA DELL'OCCIDENTE. ÁLVARO SIZA e GIOVANNI CHIARAMONTE

Accademia Nazionale di San Luca (27 de outubro de 2016 – 25 de fevereiro de 2017)

As viagens começam em Itália. Não é mais um ponto de chegada, como foi no passado, mas a Itália como lugar que permite englobar o mundo, ou uma ideia de mundo. É apenas um ponto de partida, uma homenagem à memória de algo que só podemos deixar para trás, para explorar aqueles que, aparentemente, são outros lugares, outros mundos. Aqui têm início os percursos de Giovanni Chiaramonte, fotógrafo, e de Álvaro Siza, para desvendar toda a Europa e continuar noutros continentes, África, América, Ásia. Na exposição encontram-se 60 desenhos de viagem e 40 fotografias selecionadas pelos curadores Roberto Cremascoli e Laura Geronazzo. Haverá um catálogo com textos de Roberto Cremascoli e Mirko Zardini, editado pela Ultreya, 2015.

Accademia Nazionale di San Luca . Image © atelier XYZ
Accademia Nazionale di San Luca . Image © atelier XYZ

ÁLVARO SIZA, Sacro. CONVERSA

MAXXI - Auditório, 27 de outubro de 2016, às 18h00 (entrada livre e de acordo com a disponibilidade da sala)

O Mestre Álvaro Siza apresenta a exposição/instalação ÁLVARO SIZA, Sacro, no programa do MAXXI, que terá abertura ao público a partir de 9 de novembro de 2016 até 26 de março de 2017. Com intervenções de Achille Bonito Oliva e Margherita Guccione, curadores da exposição, e Roberto Cremascoli, responsável científico pelo projeto. O tema deste conversa será a relação entre arquitetura e “sagrado”, amplamente desenvolvido nas obras realizadas pelo arquiteto português. De seguida, todos os participantes poderão visitar em primeira mão a exposição.

MAXXI - Museo nazionale delle arti del XXI secolo . Image © atelier XYZ
MAXXI - Museo nazionale delle arti del XXI secolo . Image © atelier XYZ

UMBERTO RIVA, ÁLVARO SIZA, FRANCESCO VENEZIA & Il tempo

Chiesa dei Santi Luca e Martina no Fórum Romano, 28 de outubro de 2016, às 17h30

Não é uma conferência, não é uma aula, não é um debate e nem mesmo uma mesa-redonda. É uma conversa. Três modos de apresentar ao público a sua arquitetura, cada um à sua maneira. É o encontro de três Mestres que compartilham um interesse pela beleza, a única coisa que pode salvar o homem. Vão debater-se as diferentes abordagens em relação ao lugar, à história e ao tempo. Através de imagens, pensamentos, palavras e textos dos autores, falar-se-á de processos de continuidade e transformações, consequência inevitável da prática arquitetónica.

O âmbito geográfico da Europa meridional como elemento que partilha o seu campo de intervenção. A 28 de outubro de 2016, às 17h30, na Chiesa dei Santi Luca e Martina, obra de Pietro da Cortona, situada no inspirador espaço do Fórum Romano, a conversa, organizado pela Academia Nacional de São Luca, de três titãs da cultura arquitetónica: Umberto Riva, Álvaro Siza, Francesco Venezia. Um privilégio. Introdução de Francesco Moschini. Moderação de Roberto Cremascoli.

ÁLVARO SIZA, Sacro

MAXXI 9 de novembro de 2016 – 19 de março de 2017

Um espaço composto por grandes paredes inclinadas, em diálogo com as paredes do museu, projetado pelo próprio Siza. Foi assim que o grande mestre (galardoado com o Prémio Pritzker em1992) imaginou o percurso da exposição / instalação ÁLVARO SIZA, Sacro, comcuradoria de Achille Bonito Oliva e Margherita Guccione, em que se expõem alguns dos seus projetos com ligação ao sagrado. A exposição ÁLVARO SIZA, Sacro (de 9 de novembro de 2016 a 26 de março de 2017) é constituída por uma seleção de 10 projetos, não só dentro do âmbito religioso mas também caracterizadas por uma variação menos direta do tema do sagrado. Da Igreja de Sta. Maria no Marco de Canaveses em Portugal ao projeto da Igreja nunca construída em Roma dedicada ao Rosário, dos paramentos desenhados para o Papa Francisco à Faculdade de Arquitetura do Porto. Com particular relevo para o projeto da Estação de Metro de Nápoles, que evidencia uma sacralidade na arquitetura do subsolo, das ruínas, da estratificação das épocas que, para o arquiteto, representam uma imagem de culto a celebrar.

MAXXI - Museo nazionale delle arti del XXI secolo . Image © atelier XYZ

Nas paredes são projetadas sequências fotográficas de Fernando Guerra, José M. Rodrigues, Leonardo Finotti, Luís Ferreira Alves, Nicolò Galeazzi e Mimmo Jodice, que narram os ambientes desenhados por Siza, nos quais se evidencia o culto religioso, mas também a serenidade do espaço onde a natureza e a paisagem são a origem do sagrado.

MAXXI - Museo nazionale delle arti del XXI secolo . Image © atelier XYZ

  • Accademia Nazionale di San Luca - Piazza dell’Accademia di San Luca 77 – Roma - Informações: tel. 06 679 8850; segreteria@accademiasanluca.it; www.accademiasanluca.eu; www.fondazionemaxxi.it - Horário da Galeria: de segunda a sábado, das 10h00 às 17h30 Horário da Igreja: sábado, das 9h00 às 17h30.

Série de exposições e conferências de Álvaro Siza em Roma - Mais Imagens+ 24

  • MAXXI - Museo nazionale delle arti del XXI secolo - Via Guido Reni 4/a – Roma www.fondazionemaxxi.it - Informações: tel. 06.320.19.54; info@fondazionemaxxi.it - Horário de abertura: 11h00 – 19h00 (terças, quartas, quintas, sextas e domingos) |11h00 – 22h00 (sábados) | fecha à segunda-feira. Entrada gratuita para estudantes de arte e arquitetura de terça a sexta.

Série de exposições e conferências de Álvaro Siza em Roma - Mais Imagens+ 24

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Série de exposições e conferências de Álvaro Siza em Roma" 26 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/798027/serie-de-exposicoes-e-conferencias-de-alvaro-siza-em-roma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.