Centro Internacional da Cultura Jovem em Nanjing de Zaha Hadid Architects, pelas lentes de Khoo Guo Jie

© Khoo Guo Jie

O fotógrafo Khoo Guo Jie da Béton Brut compartilhou conosco algumas imagens do novo Centro Internacional da Cultura Jovem em Nanjing, localizado perto da margem do rio Yangtze no novo distrito financeiro da cidade e atualmente próximo de ser concluído.

Ocupando um terreno de 5,2 hectares, o complexo conta com 465 mil metros quadrados de área construída, que inclui um hotel, um centro de conferências, escritórios e um estacionamento subterrâneo, e faz parte de um grande masterplan desenvolvido por ZHA que prevê também uma ponte peatonal conectando a praça com a outra margem do rio. 

Centro Internacional da Cultura Jovem em Nanjing de Zaha Hadid Architects, pelas lentes de Khoo Guo Jie - Mais Imagens+ 5

© Khoo Guo Jie

O masterplan para o centro de cultura e conferências expressa a continuidade, fluidez e conectividade entre o ambiente urbano de Hexi New Town, as terras cultiváveis ao longo do rio Yangtze e as paisagens rurais da ilha de Jiangxinzhou", explicaram os arquitetos. 

© Khoo Guo Jie
© Khoo Guo Jie

O complexo consiste em duas torres sobre uma base de cinco pavimentos de uso misto. A torre mais alta tem 314 metros de altura (68 pavimentos) e abriga um hotel cinco estrelas e pavimentos corporativos, enquanto que a torre de 255 metros de altura (59 pavimentos) receberá outro hotel para acomodar os visitantes do centro de conferências localizado na base do complexo.

© Khoo Guo Jie

O centro de conferências conta com um auditório para 2.100 pessoas, outro para 500 pessoas, um auditório polivalente e uma área VIP. Nos pavimentos superiores, os elementos "se mesclam em um todo unificado", permitindo a travessia ininterrupta dos pedestres pelo edifício. 

© Khoo Guo Jie

O complexo cria uma transição gradual "da verticalidade do centro urbano para a horizontalidade do rio". Esta transição é também expressa na representação formal do edifício: a base revestida de painéis de concreto toma emprestada a linguagem fluida do rio, ao passo que as torres dialogam com a paisagem urbana do novo centro.

© Khoo Guo Jie
© Khoo Guo Jie
© Khoo Guo Jie

O projeto tem conclusão prevista para o fim deste ano.

Veja imagens do projeto na página do escritório ZHA.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Centro Internacional da Cultura Jovem em Nanjing de Zaha Hadid Architects, pelas lentes de Khoo Guo Jie" [Sneak Peek: Zaha Hadid Architects' Nanjing International Youth Culture Center] 23 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797793/centro-internacional-da-cultura-jovem-em-nanjing-de-zaha-hadid-architects-pelas-lentes-de-khoo-guo-jie> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.