Feltrinelli Porta Volta / Herzog & de Meuron

Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 2 de 9Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 3 de 9Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 4 de 9Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 5 de 9Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Mais Imagens+ 4

  • Arquitetos: Herzog & de Meuron
  • Fotógrafo
    Fotografias:Filippo Romano
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bertolotto, Orobica, Resstende, UniFor
  • Sócios: Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Stefan Marbach, Andreas Fries (Sócio Responsável)
  • Conclusão Planejada: 2016
  • Equipe De Projeto: Mateo Mori Meana (Gerente de Projeto) Liliana Amorim Rocha, María Bergua Orduna, Nils Büchel, Amparo Casani, Yolanda De Rueda, Claudius Frühauf, Yannik Keller, María Ángeles Lerín Ruesca, Monica Leung, Christina Liao (Animação), Adriana Müller, Argel Padilla Figueroa, Francisco Requena Crespo, Juan Sala, Francisca Soares de Moura, Carlos Viladoms, Federica von Euw, Thomasine Wolfensberger (Sócio)
  • Colaboração: SD Partners S.r.l.; Milão, Itália
  • Engenharia Mecânica: Polistudio A.e.s.; Riccione, Itália
  • Engenharia Estrutural: Zaring S.r.l.; Milão, Itália
  • Cliente: Fondo Feltrinelli Porta Volta; Milão, Itália
  • Representante Do Cliente: Carlo Feltrinelli, Manfredi Catella; Milão, Itália
  • Gestão De Recursos: COIMA SGR; Milão, Itália
  • Gestão De Desenvolvimento: COIMA SRL; Milão, Itália
  • área Do Terreno: 15.797 m²
  • área Edifício Feltrinelli Porta Volta: 7.795 m²
  • área Edifício Fondazione: 3.645 m²
  • Total: 15.362 m²
  • área De Fachada Edifício Feltrinelli Porta Volta: 10.114 m²
  • área De Fachada Edificio Fondazione: 5.248 m²
  • área Pública Total: 12.935 m²
  • Cidade: Milão
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 7 de 9
© Filippo Romano

Fortalecer e Consolidar a Cidade

O masterplan geral para Porta Volta detém um importante potencial estratégico para criar um impacto positivo sobre a área circundante, devido à sua importante dimensão urbana. Como parte da redefinição da zona Porta Volta, a Fundação Giangiacomo Feltrinelli pretende mudar a sua sede para a porção norte do centro de Milão, considerada um ambiente ideal para as múltiplas atividades da Fundação. Juntamente com a construção da Fundação, o projeto inclui o desenvolvimento de mais dois edifícios, dedicados principalmente a escritórios, e uma generosa área verde como extensão das avenidas existentes.

Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 5 de 9
© Herzon & de Meuron

Um Terreno Cheio de História

A análise histórica do terreno guiou a evolução da proposta de projeto. A organização urbana da Porta Volta remonta ao curso do Mura Spagnole, antigas muralhas do século XVI da cidade, as últimas de uma série de fortificações que desde os tempos romanos definiram os limites de crescimento da cidade. Após a abertura do bastião no final do século XIX, a Via Alessandro Volta permitiu a extensão da cidade para fora dos muros antigos, fazendo a conexão do centro histórico com o Cemitério Monumental como um proeminente novo eixo urbano. Hoje, o vazio do terreno é um testamento para as paredes e, ao mesmo tempo, lembra uma das destruições que esta área sofreu durante a Segunda Guerra Mundial.

Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 6 de 9
© Filippo Romano

Um Portão como Ponto de Referência na Cidade

Juntamente com uma série de portões preservados, os dois Caselli Daziari di Porta Volta oferecem um ponto de referência importante dentro do plano da cidade de Milão. A localização do Edifício Feltrinelli e da Fundação ao longo da Viale Pasubio e a localização do Edifício Comune ao longo da Viale Montello, oposta ao eixo Via Alessandro Volta, destacam este portão histórico, incorporando a tradição milanesa de edifícios individuais como na Piazza Duomo, Piemonte ou Duca D'Aosta.

Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 8 de 9
© Filippo Romano

Além da preservação dos vestígios arqueológicos do Mura Spagnole, a concentração de volume de edificações visa criar uma generosa área verde pública como extensão das avenidas existentes. No nível da rua, os novos edifícios abrigarão cafés, restaurantes e lojas, oferecendo uma área de interação e lazer para os cidadãos.

Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 9 de 9
© Filippo Romano

Uma casa para a Fundação Giangiacomo Feltrinelli

Uma abertura estreita separa a Fundação do edifício adjacente, refletindo duas construções autônomas que são simultaneamente parte de um todo. O piso térreo da Fundação acomoda a entrada principal, uma cafeteria e uma livraria, seguido por um espaço multi-funcional de pé-direito duplo no primeiro andar, e uma área de escritório no terceiro e quarto andares. A sala de leitura no topo da Fundação oferece a pesquisadores e ao público interessado a oportunidade de estudar os documentos da coleção histórica armazenada no protegido arquivo subterrâneo.

Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 4 de 9
© Filippo Romano

Um projeto milanês: Escala, Estrutura e Repetição

Os novos edifícios são inspirados pela simplicidade e pela escala generosa da arquitetura histórica milanesa, como Ospedale Maggiore, Rotonda della Besana, Lazareto e Castello Forzesco. Eles também são inspirados pelos longos e lineares edifícios Cascina da arquitetura rural tradicional da Lombardia, que já eram uma referência importante na obra de Aldo Rossi, como em seu edifício residencial em Gallaratese.

Feltrinelli Porta Volta  / Herzog & de Meuron - Imagem 3 de 9
© Filippo Romano

É por isso que propomos uma arquitetura alongada e estreita que de forma vagamente figurativa apresenta uma cobertura que se funde com as fachadas. A estrutura expressa as condições geométricas do terreno em uma rotação de seus componentes e varia entre a transparência e definição espacial. Fachada, estrutura e espaço formam um todo integrado.

A redefinição da Porta Volta será intrinsecamente um projeto milanês, com temas do urbanismo e da arquitetura de Milão, que através do curso da história levaram a uma série de edifícios emblemáticos pelos quais cidade de Milão é conhecida.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Milão, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Feltrinelli Porta Volta / Herzog & de Meuron" [Feltrinelli Porta Volta / Herzog & de Meuron] 23 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797792/feltrinelli-porta-volta-herzog-and-de-meuron> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.