Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio

Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: extrastudio; extrastudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Paisagismo: Oficina dos Jardins lda
  • Consultores: PRPC Engenheiros lda (structural engineering, plumbing), Energia Técnica lda (electrical, telecomunications and safety)
  • Construção: Fialho e Paulo lda
  • Arquiteto A Cargo: extrastudio
  • Equipe: João Caldeira Ferrão, João Costa Ribeiro, Andreia Teixeira, Filipa Ferreira, Maria João Oliveira, Tiago Pinhal
  • Cidade: Romeira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Romeira é uma pequena povoação rural a norte de Santarém, localizada a cinco minutos de distância do centro da cidade. Apesar do crescimento econômico gerado pela implantação de várias unidades de produção de grandes empresas na proximidade, a sua população tem decrescido nos últimos anos.

© João Morgado

Em parte como forma de contrabalançar esta tendência, a Câmara de Santarém promoveu um concurso para melhorar as condições da escola local. Novos acessos, espaços exteriores, um campo de jogos e uma cobertura de ensombramento para ligar os edifícios existentes, deveriam constituir um novo começo para o complexo escolar da aldeia.

© João Morgado

Depois de uma visita ao local, a nossa maior preocupação viria a ser como potenciar o carácter público da escola e dar coerência ao conjunto de edifícios de épocas e morfologias diferentes; uma escola primária dos anos 40 e um jardim-de-infância construído recentemente com um orçamento limitado.

Contrariando uma das premissas do concurso, que previa a colocação da ligação no centro dos dois edifícios existentes, decidiu-se implantar a cobertura junto à entrada da escola, ligando através de um gesto único as duas construções e a rua, reforçando a presença da escola na aldeia. 

Implantação
Corte

Procurando uma relação com o branco da torre da igreja da aldeia, o revestimento da cobertura é feito com tela asfáltica revestida com pó de mármore, garantindo uma presença discreta à estrutura de ensombramento. A face de baixo, em contato com o dia-a-dia da escola, é pintada com tinta muito brilhante envernizada, num gradiente de cores.

Para garantir a homogeneidade do efeito e após inúmeros testes, não nos restou outra hipótese que estipular em caderno de encargos, que a aplicação fosse feita por um grafitter, contratado pelo empreiteiro propositadamente para a obra.

© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:2005 Romeira, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Cobertura da Escola Primária em Santarém / extrastudio" [School Canopy in Santarém / extrastudio] 28 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797780/cobertura-da-escola-primaria-em-santarem-extrastudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.