Pesquisadores pretendem desenvolver aplicativo sobre arquitetura moderna socialista

Foto por Dumitru Rusu. Imagem © BACU

Nos últimos anos temos presenciado um crescente interesse na arquitetura da antiga União Soviética. Graças à internet, entusiastas da história da arquitetura podem agora descobrir novos edifícios, e com a crise cultural e histórica causada pelo colapso da URSS, cada fotografia de edifícios decadentes e negligenciados é tida como uma joia inexplorada. No entanto, pode ser difícil encontrar infirmações detalhadas desses edifícios e compreender seu lugar na história da arquitetura. 

Esta é o motivo por trás da criação de Socialist Modernism, uma plataforma de pesquisa iniciada por BACU - Birou pentru Artă şi Cercetare Urbană (Bureau for Art and Urban Research) que "foca nas tendências modernistas da Europa central e oriental que são pouco exploradas em um contexto mais amplo da arquitetura global". Socialist Modernism já conta com um website no qual o BACU catalogou diversos edifícios, alguns famosos e outros pouco conhecidos. No entanto, agora a equipe está angariando fundos através da plataforma Indiegogo's Generosity para o próximo passo do projeto. Com o dinheiro, esperam criar um aplicativo que permita aos usuários adicionarem ao banco de dados da pesquisa novos sítios e edifícios.

Pesquisadores pretendem desenvolver aplicativo sobre arquitetura moderna socialista - Mais Imagens+ 38

Foto por Stefan Rusu. Imagem © BACU
Foto por Alla Rusu. Imagem © BACU
Foto por Dumitru Rusu. Imagem © BACU

Em sua campanha de financiamento coletivo, o BACU descreve o projeto nos seguintes termos:

"A arquitetura do período socialista, e mais precisamente as tendências modernistas do período entre 1955 e 1991, como conceito, estão se tornando cada vez mais populares em círculos especializados [...] O modernismo na arquitetura surgiu originalmente nas sociedades capitalistas da Europa ocidental, seguindo uma série de princípios como "a forma segue a função", o uso de materiais produzidos em massa, a adoção da estética industrial, simplicidade e clareza formal, e a eliminação de detalhes desnecessários. Nos países socialistas da Europa oriental, por outro lado, as tendências modernistas se manifestaram como resultado de sua influencia sobre os profissionais, uma influência que foi capaz de penetrar além das fronteiras e limites impostos pela ideologia socialista."

Foto por Alla Rusu. Imagem © BACU
Foto por Dumitru Rusu. Imagem © BACU
Foto por Dumitru Rusu. Imagem © BACU

"Na Europa central e oriental há diversos monumentos arquitetônicos importantes que são representativos da identidade do pós Segunda Guerra para cada país onde se localizam, expressando as aspirações dos arquitetos da era socialista [...] A maior parte destes edifícios se encontram hoje em dia em um estado avançado de decadência. Através desta iniciativa, gostaríamos de incentivar a disciplina estilística e arquitetônica, convidando ao envolvimento com as autoridades locais e sociedade civil para que o valor arquitetônico destes edifícios seja reconhecido e, além de sobreviverem no tecido social e cultural, sejam levados em consideração no contexto do planejamento urbano."

Foto por Dumitru Rusu. Imagem © BACU
Foto por Dumitru Rusu. Imagem © BACU
Foto por Dumitru Rusu. Imagem © BACU

.

.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Pesquisadores pretendem desenvolver aplicativo sobre arquitetura moderna socialista" [Socialist Modernism on Your Smartphone: This Research Group is Raising Funds for a Crowdsourcing Mobile App] 21 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797703/pesquisadores-pretendem-desenvolver-aplicativo-sobre-arquitetura-moderna-socialista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.