1º Congresso / Costa Lopes

1º Congresso  / Costa Lopes - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Costa Lopes; Costa Lopes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  41623
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Freire
© Fabrice Fouillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto equaciona-se a partir de quatro condições fundamentais: o programa para uma instituição bancária - corporativo e genérico de escritórios mas associado a vertente sociocultural - com inevitável ocupação intensiva do lote disponível; a localização privilegiada no Largo Lumeji, um dos elos do sistema viário de expansão da cidade a partir da baixa, com forte carga pública; o contexto próximo em rápida transformação e imprevisível, entre verticalização generalizada e fechamento à fruição pública; e a vontade em salvaguardar ou mesmo ampliar, a priori, o espaço público da cidade.

© Fabrice Fouillet

Em resposta, o projeto sintetiza quatro passos fundamentais.

Na dimensão do lote, organiza-se um volume prismático de 27 pisos com cerca de 30 metros de lado e 110 metros de altura a partir do térreo, aparte de 5 pisos subterrâneos para estacionamento. Contudo, a torre de escritórios descola-se do chão, assente em pilotis, cujo vazio de 3 pisos, transparente e mais articulado, organiza as áreas socioculturais (agência bancária, auditório e galeria de arte, apoiados por cafetaria), ampliando e qualificando o espaço público do Largo Lumeji. A torre racionaliza 18 pisos de escritórios equipados em open-space e interrompidos por 4 pisos técnicos, encimada por 2 pisos para a administração. Por fim, a expressão da torre resulta da contingência programática, estriada piso a piso, entre frentes vítreas recuadas e platibandas opacas, salientes e ondulantes. Muito elegante.

© Fabrice Fouillet
Detalhe
© Manuel Correia

De dia e de noite, mesmo diante da verticalização circundante, a Torre 1º Congresso ganha forte autonomia plástica e urbana, sem prescindir da ética do espaço público. À distância, pelo seu carácter identitário. Na proximidade, pela imanente qualidade construtiva e, sobretudo, pela generosidade térrea entre espaço interno e externo, abrindo-se à fruição dos cidadãos.

© Manuel Correia
Corte
© João Freire

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Luanda, Angola

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "1º Congresso / Costa Lopes" [1st Congress Tower / Costa Lopes] 26 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797698/1o-congresso-costa-lopes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.