LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança

LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 7 de 11
Cortesia de LYCS Architecture

O escritório LYCS Architecture divulgou o projeto de Hangzhou NO.2 School of Future Sci-Tech City, uma pré-escola, complexo da escola primária e secundária em Hangzhou, China. O projeto de 44.900 metros quadrados, foi inspirado no desenho de uma escola ideal feito por uma criança - uma pequena cidade cheia de espaços para a escala de crianças e ruas "felizes". O complexo está dividido em 15 volumes, que aumentam gradualmente de tamanho e de escala para acomodar as diferentes faixas etárias dos estudantes.

LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 2 de 11LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 3 de 11LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 4 de 11LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 5 de 11LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Mais Imagens+ 6

LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 8 de 11
Cortesia de LYCS Architecture

"O planejamento tradicional de uma escola primária e secundária nas cidades chinesas modernas geralmente oferece aos alunos e crianças um ambiente de campus para a escala de adultos, porém em uma fase excessivamente prévia. Tal ambiente não os ajuda enfrentar a alta pressão educativa e social. Frente a estes fenômenos, é responsabilidade dos arquitetos romper subversivamente estas convenções no projeto escolar e oferecer às crianças um espaço em sua própria escala da qual poderão desfrutar e estudar", explica LYCS.

Escadas e caminhos são projetados de forma dinâmica para que ambos ofereçam circulações e espaços singulares, enquanto que os volumes abrigam as áreas comuns para uma variedade de encontros e atividades sociais. Concebida como uma 'mini-sociedade', a escola permitirá aos estudantes "construírem sua própria consciência social através da experiência cotidiana".

LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 5 de 11
Cortesia de LYCS Architecture
LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 2 de 11
Cortesia de LYCS Architecture

O programa consta de 12 salas de aula de pré-escola e 27 de primária e secundária, organizadas em três blocos em forma de U distribuídos de sul a norte ao longo de uma "rua principal". A variação de gabarito cria um horizonte dinâmico, enquanto que os espaços intersticiais entre edifícios oferecem espaços para brincadeiras e pátios com diferentes pavimentos e paisagens. As fachadas dos edifícios variam em cor, material e aberturas, marcando o uso do interior, auxiliando as crianças a identificar facilmente seu lugar e formar um mapa cognitivo do campus.

O edifício de pré-escola, uma estrutura independente de 4 pavimentos, se encontra próximo à avenida principal da cidade, e responde ao seu contexto, oferecendo uma "fachada unificada que coordena a interface urbana".

LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 3 de 11
Cortesia de LYCS Architecture
LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 10 de 11
Cortesia de LYCS Architecture

O espaço na cobertura maximiza as capacidades da estrutura e proporciona atividades como jardinagem e teatro, assim como salas de leitura e zonas de relaxamento. Além disso, os passeios elevados e espaços públicos foram ampliados intencionalmente para conectar os segundos pavimentos de cada um dos edifícios, criando outro nível de atividade pública.

LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 11 de 11
Cortesia de LYCS Architecture

Segundo LYCS, a variedade e exuberância do projeto auxiliará que as crianças se unam e cresçam emocionalmente:

"Aderindo a uma escala muito especial, o projeto deste campus inteiro segue o crescimento e a emoção de seus usuários. A noção de 'história de uma pequena cidade' permitirá que os alunos e crianças desfrutem de seu campus como um conto de fadas."

LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 6 de 11
Cortesia de LYCS Architecture
LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança - Imagem 9 de 11
Cortesia de LYCS Architecture
  • Architects

  • Localização

    Hangzhou, Zhejiang, China
  • Projeto

    LYCS Architecture
  • Equipe de projeto

    RUAN Hao, CHEN Wenbin, YIN Yong, WU Shiyang, XIA Wei
  • Arquitetos locaiis

    Zhejiang Province Institute of Architecture Design and Research
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

    Cortesia de LYCS Architecture
  • Área

    44900.0 m2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Lynch, Patrick. "LYCS Architecture projeta escola inspirada no desenho de uma criança" [Yuhang NO.2 School (Located in Yuhang Future Sci-Tech City) / LYCS Architecture] 22 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797673/lycs-architecture-projeta-escola-inspirada-no-desenho-de-uma-crianca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.