Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct

Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Janela, Cadeira, CorrimãoRemodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Imagem 3 de 27Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - FachadaRemodelação e ampliação industrial / Proj3ct - JanelaRemodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Proj3ct; Proj3ct
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4142
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arconic, CIN, Saint-Gobain, Sanindusa, Sosoares
  • Project Team: João Miguel Pedrosa Rodrigues, Tiago França Lopes, Hugo Pinho Santos
  • Cidade: Barcelos
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno localiza-se em Barcelos, uma cidade industrial no Norte de Portugal. O local sobre o qual incidiu a intervenção apresenta-se com uma área de 8 775,50 m2 contendo um conjunto de edificado pré-existente composto por dois pavilhões industriais e respetivos anexos, separados entre si, albergando um piso superior onde se concentravam as áreas principais de escritório. As áreas exteriores às edificações constituíam-se essencialmente por áreas de estacionamento e pequeno canteiros de jardim, sendo o acesso assegurado por dois portões exteriores. A morfologia do terreno caracteriza-se por ser tendencialmente plana, decompondo-se em duas plataformas ligadas por uma rampa de uso viário e uma rampa de uso pedonal, localizadas na área entre os pavilhões existentes. O lugar alberga as instalações de uma empresa de confecção têxtil, cujas edificações se encontravam licenciadas e em plena actividade.

Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Janela
© Fernando Guerra | FG+SG
Planta 0
Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

As condições da instalação visam a maior amenização possível do impacto na envolvente, integrando-a e valorizando-a, numa perspectiva de realidades simultâneas o edificado e todo o seu enquadramento paisagístico e ecológico presente na envolvente. O maior desafio consistia na renovação em larga escala de todas as edificações, implicando uma complexa reorganização das áreas de trabalho da empresa, mantendo-se totalmente operacional ao longo de todo o processo de construção.

Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

A pretensão consistiu na remodelação/ampliação de um conjunto de áreas funcionais, fruto da necessidade de expansão da empresa, colocando a par das exigências do mercado onde se insere. As referidas operações implicaram o ajustamento, correcção e actualização do programa funcional, reorientando a organização das áreas produtivas e logísticas, para uma maior eficiência de serviços e uma beneficiação geral em termos de articulação de percursos e de layouts produtivos. A nossa abordagem foi no sentido de criar identidade, estabelecendo um conjunto de soluções construtivas e de materiais, assegurando uma coerência espacial através de elementos comuns às diversas e diferentes áreas da empresa.

Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Viga
© Fernando Guerra | FG+SG
Corte
Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Janela, Fachada
© Fernando Guerra | FG+SG

O conjunto de intervenções assentaram no principio de unidade e homogeneidade formal, com um tratamento exterior ao nível das fachadas através da sobreposição de uma nova pele exterior em chapa ondulada perfurada, assumindo uma imagem aproximado do conceito de tecido e garantido um maior conforto térmico e controlo de insolação da construção. Este princípio é transportado para o interior das naves, ao nível do revestimento exterior dos módulos de escritórios localizados na área de produção e na área de armazém.

Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct - Fachada, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:4750 Barcelos, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Remodelação e ampliação industrial / Proj3ct" 20 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797669/remodelacao-e-ampliacao-industrial-proj3ct> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.