De Resident / cepezed architects + HofmanDujardin

De Resident / cepezed architects + HofmanDujardin - Mais Imagens+ 18

  • Gerenciamento De Projeto: Stevens van Dijck, Zoetermeer (Holanda)
  • Estabilidade, Instalações, Segurança Contra Incêndio, Acústica, Sustentabilidade: Antea Group, Heerenveen (Holanda)
  • Construtora: Heijmans Utiliteitsbouw, Drachten (Holanda)
  • Cidade: Den Haag
Mais informaçõesMenos informações
© Leon van Woerkom | cepezed

Remodelação Radical De Resident

O bloco de escritórios do governo holandês De Resident em Haia, sofreu recentemente uma remodelação radical. A modernização foi concebida por uma colaboração entre os arquitetos da cepezed architects (átrio e coordenação de projeto), HofmanDujardin (interiores) e a empresa de engenharia Grupo Antea (estabilidade, instalações, segurança contra incêndio, acústica e sustentabilidade).

© Matthijs van Rhoon

Governo Central Flexível

O governo central está diminuindo em tamanho. Também por isso, ele é cada vez mais orientado pelos conceitos de (ambiente de) trabalho flexível. Além disso, e de acordo com os desenvolvimentos sociais gerais, temas tais como reuniões e interação são cada vez mais importantes. A modernização do De Resident faz parte tanto da redução do Estado quanto do foco em novas formas de trabalhar.O complexo está situado junto à Estação Central de Haia. É constituído pelos edifícios Helicon e Castalia, com catorze e vinte andares, respectivamente, e uma área bruta total de 55.000 m². Castalia é um edifício do final dos anos 1960 que o arquiteto americano Michael Graves revisou na década de 1990, a fim de abrigar o Ministério da Saúde, Segurança Social e Esporte, que retornou ao edifício após a sua mais recente reforma. O Helicon agora abriga o Ministério de Assuntos Sociais e Emprego e foi originalmente concebido pela agência Soeters van Eldonk, a qual foi intensivamente consultada durante o processo de projeto.

Corte

Entrada Neutra do Átrio

A Praça Parnassus, entre o Helicon e o Castalia, anteriormente funcionava como um mútuo ambiente ao ar livre, com uma atmosfera escura e limitada. Cepezed a transformou em um átrio de entrada semi-público, iluminado, para ambos os departamentos. A construção de ligação é de mais de setenta metros de comprimento e tem uma altura de vinte metros. Ela oferece uma experiência de autonomia completa com o mínimo impacto sobre as estruturas existentes. Ele é composto de grandes portais de aço com um telhado de vidro sobre eles. Os portais são posicionados em um grid de 3,60 metros, tem uma profundidade de não menos de um metro e são revestidos em branco com tecido esticado e chapas de aço. Assim, eles funcionam como asas laterais neutras que constituem uma parte do edifício totalmente independente, quando observados de um ponto de vista longitudinal. No entanto, olhando de um canto a outro, eles fornecem uma boa vista sobre o Helicon original e o Castalia. As extremidades do átrio tem fachadas transparentes, em frente das quais portas pivotantes de cinco metros de altura foram posicionadas. Estas carregam elementos de sinalização com a logotipo do governo central e são usados ​​para fechar a zona de entrada durante a noite. Entre outras funções, o átrio abriga um café público e uma grande 'construção de móveis' de quase 40 metros de comprimento e cinco metros de largura, que organiza os fluxos de circulação para os dois edifícios, bem como o zoneamento de segurança. Ele tem uma construção revestida em aço e inclui uma guarita de vidro para porteiro e um elevador. O telhado é revestido com madeira e suporta três árvores de grande porte.

© Leon van Woerkom | cepezed

Interiores

O rearranjo interior oferece uma grande variedade de ambientes de trabalho. Os níveis mais baixos dos edifícios de escritórios abrigam as funções mais gerais, como locais de encontro e salas de reuniões, estações de trabalho de curta duração, um centro de educação, uma biblioteca, um café e um restaurante, que podem ser utilizados por todos os membros da equipe do governo central, e também de outros departamentos. Os pisos acima destas funções compartilhadas passaram por uma transformação de células de escritórios para um ambiente de trabalho mais aberto com amplas áreas de trabalho e funções especiais aqui e ali, como salas de concentração e salas para reuniões e consultoria. Além disso, cada pavimento tem a sua própria sala de estar.

© Matthijs van Rhoon
© Leon van Woerkom | cepezed

Ampliação dos Clássicos Holandeses

Enquanto o átrio concebido por cepezed se configurou como uma adição neutra, o projeto de interiores de HofmanDujardin está em plena sintonia com a natureza pós-moderna dos edifícios existentes, a qual tanto Graves quanto Soeters van Eldonk citam abundantemente na história - muitas vezes holandesa - da arquitetura. Pode-se perceber uma grande variedade de referências a famosos artistas holandeses dentro do complexo De Resident. O forro do Castalia, por exemplo, ecoa o forro característico do Gemeentemuseum projetado por Berlage em Haia. O piso do edifício evoca uma forte reminiscência dos andares já pintados por mestres como De Hoogh e Vermeer. Esta incorporação de elementos clássicos holandeses do projeto original do De Resident tem sido usado como o ponto de partida para o projeto de renovação de interiores. HofmanDurjardin posteriormente desenvolveu o conceito de ampliação dos clássicos holandeses. Para isso, o escritório selecionou uma grande variedade de obras-primas de arte holandesas tanto antigas quanto modernas, ampliou-as e as projetou sobre as plantas dos diferentes andares. Posteriormente, grandes áreas destas foram finalizadas com base nessas projeções. Isso resultou em uma variação de atmosferas igualmente ousadas e poderosas, e profundamente enraizadas na herança holandesa sem que isso seja óbvio. A escolha de pinturas é também baseada nos campos de trabalho dos departamentos dos ministérios. Para o Ministério de Assuntos Sociais e Emprego, por exemplo, os temas são relacionados ao trabalho, enquanto que para Saúde, Segurança Social e Esporte, os temas estão relacionados ao bem-estar e abrangem, por exemplo, festas ou naturezas-mortas.

© Leon van Woerkom | cepezed

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Castalia, Parnassusplein 5, 2511 VX Den Haag, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "De Resident / cepezed architects + HofmanDujardin" [De Resident / architectenbureau cepezed + HofmanDujardin] 24 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797556/de-resident-cepezed-architects-plus-hofmandujardin> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.