Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos

Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana  + Pessoa Arquitetos - Mais Imagens+ 8

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Base Urbana , Pessoa Arquitetos; Base Urbana , Pessoa Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  796
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Equipe: Florencia Testa, Leandro Leão, Lívia Marquez, Luisa Fecchio, Matheus Tonelli, Tânia Helou, Tiago Testa, Patricia Mieko
  • Gestão E Construção: Marcondes Ferraz Engenharia
  • Fundação: Geobrax
  • Estrutura De Madeira: Ita Construtora
  • Estrutura De Aço E Concreto: Stec Do Brasil
  • Instalações: Elaine Hammoud E Jds Projetos
  • Autores: Catherine Otondo (Base Urbana), Marina Grinover (Base Urbana), Jorge Pessoa (Pessoa Arquitetos)
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A encomenda do projeto determinou que o tempo determinado para terminar o edifício deveria guiar o conceito projetual: o itinerário de 150 dias para construir uma escola de 790 m². 

© Pedro Vannucchi
Floor Plan
© Pedro Vannucchi

Deste modo, a logística e habilidade de construção, que normalmente são analisados numa fase posterior, tiveram que ser levadas em conta desde os primeiros estudos.

© Pedro Vannucchi

O conceito de desenho arquitetônico estava ancorado nas plantas construtivas: uma estrutura de concreto que se estenderia por amplos vazios (11 x 8 m) e manteria as pistas desportivas no pavimento superior. A laje superior deveria ser apoiada por perfis metálicos, e como não havia tempo para esperar a laje de concreto para serem fixados em seu lugar, utilizou-se uma laje pré-moldada.

Section

Por último, uma estrutura de madeira reveste o interior, dando forma ao edifício em si.

© Pedro Vannucchi

Após instalar a estrutura de concreto e laje pré-moldada, duas diferentes plantas de trabalho foram realizadas. Por um lado, a criação da estrutura de madeira que forma as salas de aula, pátios, biblioteca, e por outro lado colocar a cobertura superior sobre a laje de concreto. A medida que estes dois sistemas estavam sendo finalizados em paralelo, foi possível poupar o tempo de obra.

© Pedro Vannucchi

A partir de então, o trabalho progrediu de forma rápida e eficiente. Os materiais utilizados para essa fase do edifício foram todos pré-fabricados: Placas de cimento, painéis de melanina laminados (TS) e dry wall. Em outras palavras, foi utilizado um processo de construção seca.

Floor Plan
Floor Plan

O uso de madeira pré-cortada para a construção do corpo principal do edifício era essencial para alcançar nossos objetivos. estruturas de madeira demandam muita precisão para serem instaladas corretamente. Foi necessário adaptá-las aos vazios do concreto e não havia tempo para realizar outras medições. Essa limitação foi o princípio de toda a obra. Em outras palavras, o uso da madeira determina o caráter geral do edifício, adicionando agilidade, recursos financeiros e economia de tempo.

© Pedro Vannucchi

Além disso, além de quaisquer outras considerações construtivas, a madeira acrescenta beleza visual e conforto tátil para o espaço. O bom uso dos recursos naturais evoca a ideia de preservação da natureza e do ambiente. Estes são valores importantes para uma escola que pretende ter um espaço pedagógico extremamente prático e ao mesmo tempo agradável, que melhora as comunicações entre os estudantes, o ambiente e a experiência de aprendizagem.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Alto de Pinheiros, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola em Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos" [School in Alto de Pinheiros / Base Urbana + Pessoa Arquitetos] 13 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797184/escola-em-alto-de-pinheiros-base-urbana-plus-pessoa-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.