Sorocaba 112 / Cité Arquitetura

Sorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Janela, FachadaSorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Janela, FachadaSorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Imagem 3 de 35Sorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira, Madeira, Cozinha, Janela, VigaSorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Mais Imagens+ 30

Rio de Janeiro, Brasil
  • Equipe: Ana Clara Meirelles, André Caterina, Érika Sampaio, Felipe Andrade, Laura Basile, Luiz Felippe Calçado, Marina Cuiabano, Thiago Marques
  • Cliente: FMAC Engenharia
  • Estrutura: GMA Engenharia e Projetos – Vicente de Souza e Helmany Murtinho
  • Instalações: Armando Fernandes
  • Incêndio: Monta
  • Ar Condicionado: Ambientair
  • Imagens : Archigraph
  • Marketing : Totalright - Marcello Mendes
  • Autores: Celso Rayol e Fernando Costa
  • Coordenadores Do Projeto: Daniel Osório, Lúcia Andrezo e Francisco Meyer
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Sorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Janela, Urbano
© Alessandro Giraldi

Dinamismo através da vedação das varandas

Reduto de intelectuais e boêmios, o bairro de Botafogo passa nos últimos anos por um processo de valorização e crescimento vertical, mesclando novos condomínios residenciais com edificações históricas e modestas residências do início do século XX. Essa diversidade torna a região um cenário perfeito para receber construções individualizadas, fora dos padrões convencionais do mercado imobiliário, como é o caso do edifício ‘Sorocaba 112’.

A partir do questionamento de modelos adotados no bairro, foi elaborada uma proposta conceitual para as fachadas e interiores do edifício, que estabelece um diálogo com a riqueza cultural do entorno.

Sorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Imagem 3 de 35
© Alessandro Giraldi
Sorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Fachada
© Alessandro Giraldi

O embasamento é formado por paredes vazadas, de vidro e perfis horizontais em aço corten, criando uma relação de transição com a rua, através da continuidade visual entre o espaço do hall de entrada e o espaço público da calçada. A forte tonalidade do material escolhido para o embasamento evidencia a leveza do corpo branco do edifício.

Sorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira, Madeira, Cozinha, Janela, Viga
© Alessandro Giraldi
Planta - Tipo
Sorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Janela, Cadeira
© Alessandro Giraldi

O edifício é composto por 12 apartamentos, três por andar, todos de três quartos e com diferentes plantas. As metragens variam entre 95m² e 120m², e cada apartamento dispõe de varandas frontais de 15m².

Corte

A identidade de cada residência se revela na fachada através do dinamismo do sistema de vedação das varandas. Cada varanda dispõe de um conjunto de toldos, cuja posição casual - enquanto possibilita a modulação da incidência solar conforme a necessidade de cada apartamento - incide no layout da fachada. Desta forma, a imagem geral do edifício muda constantemente e se compõe como resultado das ações individuais. 

Sorocaba 112 /  Cité Arquitetura - Imagem 29 de 35
© Alessandro Giraldi

O incentivo à utilização de bicicletas para o deslocamento no bairro e na cidade, também foi um ponto importante do projeto. Além de fornecer uma bicicleta customizada para cada unidade, um mapa com as indicações das ciclovias e atrativos culturais do bairro foram incluídos no local de guarda das mesmas.

Croquis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Sorocaba - Botafogo, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sorocaba 112 / Cité Arquitetura" 14 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/797158/sorocaba-112-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.