Apartamento em Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz

Apartamento em Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz - Mais Imagens+ 10

  • Arquitetos: Oriol Garcia Muñoz; Oriol Garcia Muñoz
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
Mais informaçõesMenos informações
© Aitor Estévez

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida consiste de um apartamento de 45 m² esquecido durante anos, situado sob a cobertura de um pequeno edifício de três pavimentos no bairro de Sant Andreu de Barcelona.

Vista

O espaço era pouco iluminado e excessivamente compartimentado, devido às necessidades do passado. Mas também estava repleto de virtudes e elementos a serem potencializados, que mereciam um novo protagonismo. Em primeiro lugar, uma galeria de circulação voltada para um pátio interno da quadra com a cota inferior ao resto do apartamento. No lado oposto, uma janela dando a uma pequena cobertura que nos aproxima de um conjunto de árvores da rua que dá acesso ao edifício. Aqui havia também ladrilhos hidráulicos e elementos cerâmicos da galeria em péssimo estado, mas com possibilidades de recuperação.

© Aitor Estévez
Esquemas

O desafio era claro, era preciso mais iluminação e espaços mais amplos - mas a solução também era. Foram eliminados os elementos que impediam a entrada de luz a todos os pontos do apartamento e se acumulam todos os elementos imóveis do programa, incluindo o banheiro e as paredes cegas, formando um conjunto de ambientes contínuos com altura de 2,1 metros. Também foi retirado o forro que escondia a estrutura de vigas de madeira que apoia a cobertura. A altura média que se mantinha nos 2,2 m em todo o apartamento aumentou para 3,3 metros no ponto mais alto. A eliminação destes elementos realçam a riqueza do que passava desapercebido. As instalações hidráulicas e a estrutura se iluminam através das aberturas existentes, agora potencializadas.

© Aitor Estévez
Planta - Depois

Zonas diferentes foram criadas. Uma delas contém cozinha, copa e sala de estar. Na outra estão as áreas mais privadas, com o dormitório e o banheiro. Esta separação demarca um elemento estrutural preexistente que ao retirar o forro ganham grande destaque. Uma viga de madeira que divide a luz em dois a cobrir as vigas que apoiam a cobertura. Os elementos físicos que separam os dois espaços debaixo da viga são cortinas e uma estante metálica. A leveza destes elementos enfatiza o papel dominante da estrutura preexistente na concepção do espaço e por sua vez permitem a percepção e uso da totalidade do espaço quando os usuários ou atividades o demandarem. A galeria, que era quase insignificante no passado, se incorpora ao espaço principal ao se eliminar a parede que separa o interior do apartamento, sendo percebida de qualquer ponto.

© Aitor Estévez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz" [Apartamento en Saint Andreu / Oriol Garcia Muñoz] 09 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796924/apartamento-em-saint-andreu-oriol-garcia-munoz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.