Ponte SFC / Jennifer Marman, Daniel Borins e James Khamsi

Ponte SFC / Jennifer Marman, Daniel Borins e James Khamsi - Mais Imagens+ 14

Toronto, Canadá
  • Arquitetos: Jennifer Marman, Daniel Borins, James Khamsi
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrew Rowat
  • Engenharia Estrutural: CH2M Hill
  • Engenharia Mecânica E Elétrica: Hidi Rae
  • Consultoria Lumínica: Mulvey & Banani Lighting Design
  • Projeto Arquitetônico: Jonathan Berg
  • Design: Jennifer Marman, Daniel Borins e James Khamsi (RA AIA)
  • Projeto Executivo: Page + Steele/ IBI Group Toronto
  • Principal: Mansoor Kazerouni
  • Cidade: Toronto
  • País: Canadá
Mais informaçõesMenos informações
© Andrew Rowatt

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ponte SFC, desenhada pelos artistas de Toronto, Jennifer Marman e Daniel Borins, em colaboração com o arquiteto de Nova Iorque, James Khamsi, demonstra como as colaborações criativas podem abranger experiências lúdicas e sem precedentes a infraestrutura urbana. Oficialmente finalizada em fevereiro de 2015, o projeto combina a arte pública e a arquitetura para transformar um ponto de acesso de pedestres em um marco para a cidade.

© Andrew Rowatt

Enquanto as cidades colaboram com os desenvolvimentos privados para instalar acessos para pedestres em áreas dominadas pela infraestrutura industrial e de transporte; criar um acesso em conformidade com a escala humana, que seja convidativo, sustentável e vibrante, é um problema típico. Jennifer Marman e Daniel Borins respondem ao desafio apresentado pelos desenvolvedores do centro financeiro Southcore de Toronto com um desenho que é complemento energético para o distrito emergente. A equipe se encarregou do projeto através de um concurso internacional feito em 2012 e desenvolveram o projeto junto com os conhecidos arquitetos Page + Steele / IBI Group Architects e os engenheiros estruturais C2M Hill.

Planta Baixa
Detalhe

A ponte SFC é parte da rede do metrô de Toronto, que recentemente foi ampliada para cima do solo a fim de criar passarelas pedonais que funcionam todo o ano, elevadas sobre as linhas de trem e rodovias na zona sul da estação Union. Conectando o novo Delta Hotel ao centro de convenções Metro Toronto, a ponte SFC oferece uma experiência pedonal única na margem sul do distrito financeiro da cidade. Inclinada para cima desde o Delta Hotel, a ponte dá um giro de 120 graus para conectar-se com o existente SkyWall do centro de convenções (construído em 1989). Em virtude das circunstâncias as duas pontes possuem ângulos similares.

© Andrew Rowatt

Painéis de alumínio escuro envolvem o exterior da ponte, seguindo seus entramados estruturais para unir suas inclinações e curvas. A interação cinética do material que envolve e vincula, reflete o papel da ponte na conexão de reinos díspares da cidade. Entre as faixas, janelas triangulares criam formas gráficas de luz e sombra no interior da ponte. Estimulando a curiosidade dos transeuntes, emolduram-se vistas do contexto urbano, oferecendo aos pedestres uma experiência visual dinâmica ao cruzar a ponte.

© Andrew Rowatt

Como um gesto contemporâneo a camuflagem disruptiva, um mural desenhado de forma digital e pintado à mão se estende através das paredes interiores e da cobertura, remetendo aos trapézios, diagonais e triângulos na estrutura da ponte para produzir uma experiência dinâmica multi-perspectiva.

© Andrew Rowatt

A ponte SFC oferece uma solução imaginativa a mobilidade pedonal, oferecendo uma experiência da arquitetura como arte aos visitantes diários do distrito financeiro Toronto Southcore. Com o apoio de uma associação entre a cidade de Toronto e PATH Network, a ponte demostra o potencial inovador e transformador da utilização da infraestrutura cotidiana para expor a arte e o desenho de vanguarda.

© Andrew Rowatt

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Toronto, ON, Canadá

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ponte SFC / Jennifer Marman, Daniel Borins e James Khamsi" [The SFC Bridge / Jennifer Marman, Daniel Borins and James Khamsi] 11 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796910/ponte-sfc-jennifer-marman-daniel-borins-e-james-khamsi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.