Projeto Adhocability é premiado com menção honrosa no concurso "FanBox Sustentável"

O objetivo do concurso, promovido pela Archasm era projetar uma "FanBox Sustentável", uma nova tipologia de estrutura para os jogos que serviria como zona de convergência para os espectadores das Olimpíadas do Rio 2016. O concurso buscava recriar a atmosfera de um estádio em uma estrutura temporária onde os torcedores que não poderiam ter a experiência real teriam a chance, por sua vez, de se conectar visualmente com os Jogos Olímpicos. A FanBox deveria transmitir uma mensagem sustentável e ser capaz de atrair fãs e visitantes 24 horas por dia, sete dias por semana durante os jogos.

Pensando nisto, os brasileiros Fracisco Sampaio e Marcos Dornelles, desenvolveram o projeto Adhocability, premiado com menção honrosa no concurso.

Projeto Adhocability é premiado com menção honrosa no concurso "FanBox Sustentável"  - Imagem 4 de 5
Planta de Localização e Diagrama do Conceito (primeira imagem à esquerda: Vicente Sampaio) . Image Cortesia de Archasm

Dos autores: "Adhocismo" é um termo que denota um princípio de ação que possua velocidade ou economia; e finalidade ou utilidade. Ele envolve utilizar um sistema disponível ou lidar com uma situação existente de uma nova maneira para resolver um problema de forma rápida e eficiente.

Projeto Adhocability é premiado com menção honrosa no concurso "FanBox Sustentável"  - Imagem 2 de 5
Passo a Passo da Construção: 1 - Escavação; 2 - Montagem; 3 - Aterro. Image Cortesia de Archasm

A principal ideia por trás do projeto é tirar proveito de dois materiais existentes, que estão disponíveis em abundância próximos ao terreno, combiná-los da forma mais simples possível, e criar uma grande área protegida das intempéries. Cerca de cinco quilômetros do local do projeto, que está situado no meio da praia de Copacabana, um canal liga o mar à Lagoa Rodrigo de Freitas. A sedimentação deste canal em sua ligação com o mar acumula uma grande quantidade de areia, que tem de ser constantemente realocada em uma espécie de trabalho de Sísifo, exigindo uma escavadeira em tempo integral no local para espalhar a areia pela praia. Da mesma forma, devido ao confuso planejamento na construção da Linha Olímpica do Metrô, há sobrando uma quantidade absurda de segmentos de túnel em concreto pré-moldado, que foram produzidos em excesso e não serão mais necessários. Uma sustentabilidade livre de engenhocas e sem o auxílio de alquimias paramétricas sofisticadas ou pseudo-relações com "mãe terra".

Projeto Adhocability é premiado com menção honrosa no concurso "FanBox Sustentável"  - Imagem 3 de 5
Corte Esquemático da Praia de Copacabana. Image Cortesia de Archasm

Assim, o conceito é misturar esses dois suprimentos inusitados de uma forma "ad hoc" e gerar um longo túnel coberto, que vai abrigar o programa necessário para o FanBox, ao mesmo tempo que cria uma colina artificial na praia, apresentando aos visitantes incríveis novos pontos de vista da exuberante paisagem carioca.

  • Localização

    Rio de Janeiro, State of Rio de Janeiro, Brazil
  • Autores

    Francisco Sampaio e Marcos Dornelles
  • Área

    1000.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    Cortesia de Archasm

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Amanda Ferber. "Projeto Adhocability é premiado com menção honrosa no concurso "FanBox Sustentável" " 04 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796610/projeto-adhocability-e-premiado-com-mencao-honrosa-no-concurso-fanbox-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.