Bairros de São Paulo e Lisboa entre os mais criativos do mundo segundo a Metropolis Magazine

De Yaba em Lagos ao centro de São Paulo, a Metropolis Magazine elencou os dez bairros e distritos mais criativos do mundo. Espalhados entre cidades de rápido crescimento urbano, como Cidade do Cabo e Mumbai, o artigo oferece um panorama compreensivo destas comunidades de peso mundial em termos de criatividade, embora menos reconhecidas.

A Metropolis reconhece que estes bairros "criativos" estão frequentemente em tensão com processos de gentrificação, mas também destaca como alguns espaços inseridos nestas áreas podem aumentar a acessibilidade do público às artes. Isso é visto em Avenida Novas, Lisboa, que recebe o festival de cinema documental DocLisboa, e no centro de São Paulo, caracterizado pela presença de equipamentos culturais, como a galeria Pivô, em áreas outrora lembradas pela criminalidade.

Muitos destes bairros são também caracterizados por notáveis conjuntos arquitetônicos. Daimyo, subúrbio de Fukuoka, por exemplo, não é apenas repleto de livrarias e salas de concerto, mas também lar do Hotel Il Palazzo de Aldo Rossi. Já a região de Malasaña, em Madri, é lar de diversos estúdios de arquitetura e design.

Veja a lista completa elaborada pela Metropolis Magazine dos dez bairros e distritos mais criativos do mundo, aqui.

Sobre este autor
Cita: Lam, Sharon. "Bairros de São Paulo e Lisboa entre os mais criativos do mundo segundo a Metropolis Magazine" [The World's Most Creative Neighborhoods: Metropolis Names Mumbai, Lagos and Lisbon Among Top Ten] 06 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796597/bairros-de-sao-paulo-e-lisboa-entre-os-mais-criativos-do-mundo-segundo-a-metropolis-magazine> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.