5 passos para melhorar seu portfólio de projetos

Neste artigo, originalmente publicado como "O que é um portfólio de projetos e como se faz?" no blog Enlace Arquitectura, a autora compartilha uma série de sugestões e passos para realizar um portfólio de projetos adequado e conveniente para a busca de trabalho; a base destas recomendações é compreender corretamente o que é e o que contém um portfólio de apresentação, assim como potencializar ao máximo a criatividade na representação e execução de projetos arquitetônicos para sua inclusão em um portfólio.

Entrar o mercado de trabalho é um grande desafio para os jovens arquitetos, trata-se de uma grande concorrência onde é necessário demonstrar e defender sua capacidade como profissional. Um aspecto básico para iniciar-se no mercado, ou em caso de procura de emprego, é ter sempre à mão um portfólio de projetos que muitos dos empregadores e empresas profissionais solicitarão junto ao currículo apresentável.

O que é um portfólio de projetos?

Um portfólio é a carta de apresentação de um arquiteto, onde se mostra, não só a experiência de trabalho realizados, mas também serve como instrumento que reflete o estilo de personalidade que o diferencia do resto. Se você é um estudante recém formado e não têm experiência de trabalho, você também pode organizar um portfólio com trabalhos acadêmicos e explorar ao máximo as habilidades criativas para desenha-lo. Pode-se incluir projetos realizados em workshops da faculdade, participação em cursos e outras atividades complementares como trabalhos fotográficos ou publicações em revistas ou jornais.

Se você nunca fez um, aqui te mostraremos uma série de passos que te guiarão no desenho para melhorar seu portfólio de projetos:

1. Em primeiro lugar, faça uma compilação de toda a informação gráfica de seus projetos e faça uma seleção dos mais relevantes para organizar o conteúdo. Podem ser: plantas, desenhos, croquis, perspectivas e diagramas que melhor ilustrem sua habilidade e estilo como arquiteto. É melhor optar por qualidade ao invés de quantidade, já que o objetivo não é mostrar os projetos mais criativos, mas ressaltar seus talentos.

2. Uma vez organizada sua informação gráfica, deve-se escolher um formato de apresentação. Atualmente o portfólio digital é o mais atualizado, já que além da possibilidade de envia-lo imediatamente, também facilita a edição e atualização dos projetos posteriores. Considere um formato que facilite sua leitura e impressão em um tamanho de papel versátil, como o A4.

3. Faça um modelo, atentando para que o fundo não atrapalhe a leitura do conteúdo, recomenda-se o uso de cores neutras para ressaltar os elementos gráficos (plantas, fotografias, renders, croquis e detalhes construtivos). Não é necessário saturar a página com conteúdo, lembre-se que menos é mais, e que sobriedade e simplicidade vêm acima de tudo.

4. Um arquiteto se expressa visualmente, portanto evite sobrecarregar de texto, o portfólio deve ser uma ferramenta que se expresse por si mesma. Não se trata de vender renders, o conteúdo também deve refletir sua habilidade de desenho à mão, maquetes, visão construtiva, perspectivas espaciais, qualidade fotográfica e transmissão de profissionalismo.

5. Uma entrada simples e sofisticada será suficiente para apresentar o portfólio. Nas primeiras páginas pode-se integrar uma breve descrição de seu currículo e dados de contato relevantes, como telefone e email. Se você desejar mostrar uma melhor organização de seus projetos, inclua também um índice. Salve o arquivo e PDF e, assim você estará pronto para envia-lo ao recrutador ou imprimi-lo.

Recomendações:

  • Para melhorar a qualidade de imagem, você precisará contar com um escaner grande e de uma boa câmera fotográfica.
  • Você pode utilizar-se de programas de desenho como: Photoshop, Ilustrator, Corel Draw, Adobe In Design ou plataformas de software de criação de páginas web: Behance, Issuu e Calmado que te darão uma apresentação de revista web.
  • A limpeza e a organização são muito importantes. Revise o mínimo de detalhes de elaboração e apresentação nas legendas, margens, textos e tipografias.
  • Salve o arquivo em PDF e cuide para que o tamanho não ultrapasse 10Mb para facilitar o envio eletrônico.
  • Para dar um ar mais profissional ao seu currículo e portfólio pode-se adicionar uma carta de motivação.
  • Não hesite em comparar seu portfólio ao de outros companheiros, peça opinião de algum amigo ou especialista no tema.
  • Para um melhor resultado de apresentação vale a pena investir tempo em uma elaboração adequada de seu portfólio.

Sobre este autor
Cita: Cruz, Daphne. "5 passos para melhorar seu portfólio de projetos" [5 pasos para mejorar tu portafolio de proyectos] 05 Out 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796527/5-passos-para-melhorar-seu-portfolio-de-projetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.