NÓZ / Vertentes Arquitetura

NÓZ / Vertentes Arquitetura - JanelaNÓZ / Vertentes Arquitetura - Bancada, Cozinha, VigaNÓZ / Vertentes Arquitetura - Imagem 6 de 22NÓZ / Vertentes Arquitetura - PrateleiraNÓZ / Vertentes Arquitetura - Mais Imagens+ 17

Limeira, Brasil
  • Arquitetos: Vertentes Arquitetura; Vertentes Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  138
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Allthek Design Campinas, Arte & Luz, Lajotelhas, Lojão Vidros e Esquadrias
  • Colaborador: Denis Comandule
  • Construtor: Moisés Construtora
  • Projeto Elétrico: Cláudio Vargas – Engeato
  • Paisagismo: Lourdes Paisagismo
  • Autor: Adriano Couto
  • Cidade: Limeira
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
NÓZ / Vertentes Arquitetura - Prateleira
© Alessandro Guimarães

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto dessa padaria envolveu um contexto peculiar. Os proprietários procuraram, em primeiro lugar, instalar o estabelecimento em algum ponto comercial alugado, e já naturalmente provido de infraestrutura para o funcionamento de uma padaria. Após tentativas frustradas de alugar um espaço, seja por problemas de documentação ou dissidências com locatário, tomaram a decisão de usar um imóvel da família, especificamente a casa dos pais dos proprietários, localizada em um bairro residencial na cidade de Limeira.

NÓZ / Vertentes Arquitetura - Fachada, Terraço, Aido
© Alessandro Guimarães

Se por um lado, reformar um imóvel familiar é prático por não demandar aprovações de um terceiros, por outro lado, uma série de desafios construtivos surgiram da adaptação de uma residência de classe média em uma padaria, que fosse ainda funcional e atraente.  

NÓZ / Vertentes Arquitetura - Mesa, Cadeira, Tijolo, Viga, Janela
© Alessandro Guimarães

Uma das premissas do projeto era impor as intervenções drásticas somente onde fosse necessário, de maneira a não encarecer demasiadamente a obra. Desse modo, concentramos as alterações de maior porte na parte frontal da casa. Uma vez que o recuo original não atendia o espaço necessário para vagas de veículo e tampouco a fachada era atrativa, comercialmente falando, foi proposta a completa demolição da parede frontal, sendo substituída por uma fachada totalmente nova, mais afastada da rua e diferenciada em termos de tratamento arquitetônico.

Planta - Demolir/Construir
Corte

Demais ambientes internos foram, em diferentes escalas, adaptados de acordo com sua nova função. A cozinha da casa permaneceu como a cozinha da padaria, mantendo os acabamentos das paredes e o layout de bancadas e pontos hidráulicos. A suíte dos pais transformou-se em fornaria, através da supressão do banheiro e do aumento de capacidade da rede elétrica. A sala de estar e o quarto dos filhos transformaram-se no salão principal, contando com a substituição de acabamentos (sai o piso entra cerâmico, entra o cimento queimado) e demolições pontuais de paredes. A garagem passou a acesso sob novo pergolado e o recuo lateral virou o espaço aberto com mesinhas.

NÓZ / Vertentes Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Alessandro Guimarães

As novas estruturas, de reforço, fachada e pergolado, foram feitas em concreto armado e deixadas aparentes, de maneira a destacar os elementos arquitetônicos acrescentados e ressaltar uma ambientação mais rústica. Da mesma forma, as novas ligações elétricas foram instaladas externamente às paredes, através de eletrodutos pintados no próprio canteiro.

NÓZ / Vertentes Arquitetura - Imagem 5 de 22
© Alessandro Guimarães

Voltando à fachada, o uso dos tijolos rústicos é uma inspiração que vem das casas antigas do interior de São Paulo, feitas em tijolo maciço. A extensa janela de vidro, projetada externamente à aba de concreto e complementada pelo balcão interno de consumo, funciona como uma espécie de varanda contínua, trazendo também um pouco do acolhimento e permeabilidade visual de certas casas rurais. Além do benefício estético à fachada, esse elemento busca criar um ambiente convidativo a partir da conexão visual direta entre rua e padaria, gerando uma cumplicidade benéfica entre transeuntes e consumidores. 

NÓZ / Vertentes Arquitetura - Imagem 11 de 22
© Alessandro Guimarães

Em tempos de autoenclausuramento das construções, e de um convívio cada vez mais escasso entre vizinhos, cidadãos, esse tratamento buscou ser um respiro de civilidade na rua onde a padaria se insere, retomando tempos de maior gentileza na cidade.

NÓZ / Vertentes Arquitetura - Corrimão
© Alessandro Guimarães

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Dr. Francisco Ferreira da Rosa, 500 - Vila Cristovam, Limeira - SP, 13480-580, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "NÓZ / Vertentes Arquitetura" 08 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796504/n-z-vertentes-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.