Casa da Arquitectura do Porto reúne arquitetos da diáspora para um ciclo de conferências

Ouvir os arquitetos portugueses que trabalham em alguns dos maiores gabinetes, escolas e revistas de arquitetura do mundo e conhecer os respetivos percursos, métodos e projetos é o objetivo do ciclo de conferências “Outside Job - Reporting design process overseas / A diáspora da arquitectura portuguesa”, que decorrerá no próximo dia 29 de outubro, na Casa das Artes do Porto. Organizada pela Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura e comissariada pelo arquiteto Diogo Brito, a iniciativa deverá ainda dar origem a uma publicação que partilhará as diferentes metodologias de trabalho apresentadas pelos participantes, assumindo-se como uma ferramenta auxiliar do trabalho dos arquitetos.

“A iniciativa tem um valor acrescentado pelo fato de permitir entender o processo criativo e a metodologia de produção de diferentes estruturas/escritórios de arquitetura com escalas e contextos de produção distintos, e ainda possibilitar que os jovens arquitetos percebam quais as ferramentas e os métodos de trabalho que necessitam de dominar para serem capazes de competir no mercado global”, sintetiza o diretor executivo da Casa da Arquitectura: Centro Português de Arquitectura, Nuno Sampaio.

De Tóquio a Nova Iorque, de Londres a Halifax, passando por Basileia ou Copenhaga, há arquitetos portugueses a liderar alguns dos mais importantes escritórios e projetos do mundo. Nomes como os de Diogo Burnay, diretor da Dalhousie School of Architecture de Halifax, Rita Topa, diretora de projeto do gabinete de Kengo Kuma, de Tóquio, Nuno Ravara, sócio da Herzog & de Meuron de Basileia, ou Diogo Bleck, parceiro da londrina Foster & Partners explicarão os métodos de trabalho daqueles conceituados gabinetes, centrando-se mais no processo do que no resultado final (ver programa em anexo).

Num momento em que a internacionalização surge como a saída mais óbvia para um número crescente de arquitetos, o encontro pretende ainda combater o anátema que impende sobre os arquitetos forçados a emigrar. “Temos em Portugal uma mão-de-obra altamente qualificada em sub-rendimento. O que precisamos, porventura, é de extinguir uma lógica individualista, muitas vezes circunscrita, e procurarmos associar-nos numa cadeia de valor acrescentado para explorarmos o nosso perfil”, considera Diogo Brito, comissário do ciclo “Outside Job”.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Cultura e com o apoio da Otiima, da Innovus, da revista a.mag e da Ordem dos Arquitetos. A participação na conferência exige inscrição prévia e terá um custo de 7€ (5€ para as primeiras cem inscrições, que poderão ser feitas na Casa da Arquitectura ou através do site www.casadaarquitectura.pt) 

A Casa da Arquitectura/Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Casa da Arquitectura do Porto reúne arquitetos da diáspora para um ciclo de conferências" 30 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/796446/casa-da-arquitectura-do-porto-reune-arquitetos-da-diaspora-para-um-ciclo-de-conferencias> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.