Documentário “O Sonho Olímpico” é lançado no Brasil

A Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ, foi escolhida para a estreia nacional do documentário “O Sonho Olímpico”, de Einar Braathen e Anne Kjersti BjØrn. A sessão está marcada para segunda-feira, 3 de outubro, a partir das 19h30. Após a exibição do filme, acontecerá debate com Einar Braathen; Pedro da Luz Moreira, presidente do IAB-RJ; Carlos Vainer, professor titular da UFRJ; e Augusto Ivan Pinheiro, assessor especial da Empresa Olímpica Municipal do Rio.

Com 50 minutos de duração, o documentário mostra a experiência de Isak Ulstein, um dos mais promissores atletas do snowboarding norueguês, ao visitar as instalações olímpicas da Rio 2016 e conhecer o drama de famílias removidas da comunidade de Vila Autódromo, na Zona Oeste do Rio. Ao analisar os investimentos feitos para realização dos Jogos, a diretora Anne Kjersti BjØrn coloca em cheque o principal objetivo olímpico: construir um mundo melhor através do esporte.

A produção faz ainda comparações entre os Jogos Olímpicos da Juventude em Lellehammer 2016 e a Rio 2016. Para o produtor e pesquisador do Instituto Norueguês de Pesquisa Urbana e Regional (NIBR) Einar Braathen, a diferença entre os jogos de Lillehammer e do Rio é que o da cidade norueguesa é destinado aos participantes. “Eles se divertiram, fizeram amizades e levaram memórias para toda a vida. A olimpíada do Rio é destinada a todos os outros: às companhias de TV, patrocinadores e a todos os telespectadores que, de fato, não estarão lá. Não assumem qualquer responsabilidade sobre o que acontece na cidade agora ou depois dos Jogos”, criticou.

O filme apresenta também entrevistas com o presidente do COI, Thomas Bach, com a gerente geral de sustentabilidade e legado da Rio 2016, Tania Braga, com a coordenadora do Parque Olímpico Claudia Escarlate, com a ativista do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas Larissa Lacerda, com o fundador da ONG Karanba, em São Gonçalo, Tommy A. Honsen, com a presidente da Federação das Associações de Moradores do Município do Rio de Janeiro, Sonia Rabello, com a moradora da Vila Autódromo Maria da Penha, entre outros personagens.

Cortesia de IAB-RJ

Inédito no Brasil, o documentário foi apresentado pela primeira em Oslo, na Noruega, no dia 29 de abril. Depois, ele foi apresentado na Academia Internacional Olímpica, na Grécia, no dia 10 de maio, na presença dos representantes de todos os Comitês Olímpicos Nacionais, instâncias máximas, a nível nacional, do Movimento Olímpico no mundo.

Lançamento do documentário O Sonho Olímpico

  • Quando: 3 de outubro, segunda-feira
  • Horário: às 18h30
  • Local: Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do IAB-RJ
  • Endereço: Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Rio de Janeiro
  • Confirmar presença através do e-mail inscricoes@iabrj.org.br
  • Evento gratuito e aberto ao público

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Documentário “O Sonho Olímpico” é lançado no Brasil" 26 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795895/documentario-o-sonho-olimpico-e-lancado-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.