Cinco Casas / Weber Arquitectos

Cinco Casas / Weber Arquitectos - Mais Imagens+ 14

Valle de Bravo, México
  • Arquitetos: Weber Arquitectos; Weber Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rafael Gamo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aldamaq, CASTEL, Cemex, Comex, Fester, Helvex, Henkel, Home Depot, Interceramic, canteras moreno, construrama, pisos natura, puertas montealbán maderería hnos. sánchez
  • Colaboradores: Edgar Cedillo, Carlos Candia
  • Supervisão De Obra: Gerardo Vázquez
  • Maquetes: Carlos Candia
  • Ferragens: Gustavo Romero Gómez
  • M2 De Terreno: 7 000 m2
  • Arquiteto Encarregado: Fernando Weber
  • Projeto De Interiores: Anina Schulte-Trux
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Gamo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Cinco Casas é um projeto que propõe tornar real o sonho de viver em uma floresta onde predominam pinheiros centenários e uma vegetação abundante, em um local privilegiado. O terreno localiza-se a três minutos no encontro da nova via entre Toluca-Avándaro, que inclui uma ciclofaixa. Sua localização é estratégica entre o centro de Valle de Bravo e o Clube de Golfe Avándaro, a 10 minutos do lago. Para a construção do projeto levou-se em consideração a intenção de salvar o máximo de árvores possível nos quase sete mil metros quadrados de área do terreno, com o propósito de respeitar o entorno ao máximo. Junto à estratégia de aproveitar a inclinação do terreno, acentua-se a sensação de estar imerso na floresta dentro dos espaços construídos. 

© Rafael Gamo
Planta de Situação
© Rafael Gamo

O conjunto: Privacidade compartilhada

O desenho e a disposição dos elementos de cada casa, assim como do conjunto no terreno, geram uma sensação de privacidade. Assim, os habitantes de Cinco Casas aproveitam a tranquilidade da floresta.

© Rafael Gamo

Para acessar o conjunto e cada uma das casas, traçou-se um caminho de terra a partir da entrada, que passa pelas áreas de estacionamento de cada residência e termina em uma quadra de tênis comum. Todo o percurso feito com a mínima alteração possível do entorno.

© Rafael Gamo

Cinco Casas é um condomínio horizontal com área privativa dividido em cinco lotes que somam o total de 7.000 metros quadrados, dos quais 5.800 representam as áreas verdes. Além da área construída, cada lote possui um amplo terreno livre onde é possível integrar uma jacuzzi. 

© Rafael Gamo

As casas: Espaços equilibrados

Cada casa é uma soma de espaços com espírito contemporâneo, onde o conforto é um aspecto essencial. Sua localização rural, com pleno respeito à natureza, e seu desenho claramente vanguardista, são seus atrativos principais.

© Rafael Gamo

O equilíbrio é uma das características centrais das casas. Percebe-se em todas as partes: entre a construção e a natureza que a rodeia, entre a proporção do espaço construído e o terreno, entre a privacidade de cada casa e sua abertura à floresta, entre a propriedade de cada casa e as áreas comuns, assim como entre os materiais utilizados, leves e abertos, e, ao mesmo tempo, sólidos e acolhedores.

Cada casa ocupa uma área de 300 metros quadrados construídos, divididos em três volumes:

1. Estar e Varanda, separados por portas de correr de vidro que permitem ampliar e compartilhar espaços ou dividi-los e fecha-los. Ambos se beneficiam do vento fresco nas estações de calor. Em épocas de frio, uma lareira que abarca as duas paredes aquece os dois espaços. A vista se abre à floresta por meio do teto que alcança a varanda e cria a sensação de estar na natureza.

© Rafael Gamo

2. Quatro Dormitórios, conectados por uma área familiar, mantém sua independência. Três deles estão no térreo, um com uma varanda privada. A sala familiar encontra-se no pavimento superior, assim como o amplo dormitório principal, cujo banheiro se caracteriza por um elemento muito especial: seu teto é de vidro, com vistas às copas das árvores.

Planta

3. A área de serviços localiza-se no volume independente de forma retangular que se eleva sobre o terreno inclinado e inclui cozinha, despensa, lavanderia e quarto de serviços.

Além destes três volumes, há dois pátios internos cuja função é vincular os espaços. Um deles localiza-se em um dos lados da entrada principal, com vista para a sala, e o outro permite percorrer visualmente o corredor dos dormitórios.

© Rafael Gamo

Os materiais da casa incluem madeira, vidro, aço e concreto. As paredes planas contrastam com as coberturas acabadas em madeira e as janelas de vidro com caixilharia de aço.

A partir do desenho e dos materiais utilizados, o projeto Cinco Casas propõe criar ambientes leves, abertos, acolhedores e equilibrados, tudo isso envolvido pela floresta.

© Rafael Gamo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cinco Casas / Weber Arquitectos" [Cinco Casas / Fernando Weber] 23 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795779/cinco-casas-weber-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.