10 micro casas: um outro modo de habitar

Cada vez mais populares, as micro casas são projetos que surgem por diversos motivos. Além de serem opções mais baratas quando comparadas com grandes residências - tanto para construir, como para manutenção -, elas configuram uma opção ideal para as pessoas que pretendem reduzir seus bens materiais e o espaço que ocupam, costumes cada vez mais adotados de acordo com as novas formas de viver e trabalhar que a tecnologia nos proporciona.

Buscamos no nosso Arquivo habitações que possuem até 40 m² para trazer exemplos de desenhos inovadores que proporcionam uma vida mais simples, que permitem a interação social entre as pessoas e o diálogo com seu entorno. Veja os dez exemplos, a seguir.

Refúgio na Floresta / Uhlik architekti

Área: 16.0 m²

"Decidimos compactar a casa em um volume fechado - um objeto que parece descansar por sobre as pedras. Este objeto fechado e negro é feito de madeira carbonizada e contém um espaço interconectado com as dimensões de 3,1 metros por 5,8 m".

Casa Quebrada / UNarquitectura

Área: 40.0 m²

"A casa se 'quebra', adaptando-se ao declive do terreno e diferenciando o espaço privado e publico dentro de um só recinto".

© Natalia Vial

Micro Cabanas Colorado Outward Bound / University of Colorado Denver

"Para satisfazer os requisitos de alojamento e armazenamento dos clientes, e para facilitar os acabamentos da construção em três semanas, as cabanas foram idealizadas como dois elementos separados, uma caixa'e uma estrutura".

© Jesse Kuroiwa

Minimod / MAPA

Área: 27.0 m²

"É o refúgio primitivo com uma releitura contemporânea, não é apenas um objeto, busca ser uma experiência. É a tecnologia aplicada à experiência da paisagem, um convite a habitar a fronteira entre a natureza e artifício".

© Leonardo Finotti

Casa Portátil ÁPH80 / Ábaton Arquitectura

Área: 27.0 m²

"O ÁBATON desenvolveu a série ÁPH80 como um ideal de moradias para 2 pessoas, facilmente transportadas pela estrada e prontas para serem colocadas em praticamente qualquer lugar". 

© Juan Baraja

Diogene / Renzo Piano

Área: 7.5 m²

"O projeto tem sua origem em uma fascinação recorrente que Piano tinha desde o tempo de estudante: o espaço mínimo em que uma pessoa pode viver".

Julien Lanoo © Vitra

Casa Micro / Studio Liu Lubin

" A forma da casa é projetada para funcionar como uma combinação de elementos de mobiliário e arquitetura".

Cortesia de Studio Liu Lubin

Casa Amor / Takeshi Hosaka

Área: 33.0 m²

"Um casal escolheu a convivência (...) e optou por não instalar uma televisão para desfrutar deste espaço e sua relação com a natureza".

© Masao Nishikawa

KODA / Kodasema

"O projeto é uma mini casa sustentável e móvel com uma função que permite se adaptar ao entorno".

© Paul Kuimet

Cabanas no Rio / Aires Mateus

Área: 26.0 m²

"O projeto constrói dois espaços; um de estar com apoio de uma cozinha integrada num móvel no mesmo material das paredes e outro de dormir com o apoio de uma casa de banho e um duche."

© Nelson Garrido
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "10 micro casas: um outro modo de habitar" 21 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795746/10-micro-casas-um-outro-modo-de-habitar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.