Casa da Rua Madalena / Garoa

Casa da Rua Madalena  / Garoa - Mesa, VigaCasa da Rua Madalena  / Garoa - Janela, Cadeira, VigaCasa da Rua Madalena  / Garoa - Prateleira, Cadeira, Mesa, JanelaCasa da Rua Madalena  / Garoa - Janela, Tijolo, Fachada, VigaCasa da Rua Madalena  / Garoa - Mais Imagens+ 22

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Garoa; Garoa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  alexandre moura, cleber Martins, francisco vieira, ricardo farias
  • Autores: Alexandre Gervásio, Erico Botteselli, Lucas Thomé, Pedro de Bona, Pedro Pereira
  • Projeto Estrutural: telecki arquitetura de projetos
  • Gerenciamento De Obra: grupo garoa
  • Construtor: José Amilton
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa da Rua Madalena  / Garoa - Janela, Tijolo, Fachada, Viga, Aido
© Pedro Napolitano Prata

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno de 180 m² é triangular com topografia ascendente, continha uma casa da década de 50 construída com tijolo de barro e um enxerto construído posteriormente que já possui estrutura independente das alvenarias. Do existente, a estrutura era precária, elétrica e hidráulica estavam condenadas, os ambientes pequenos e com pouca iluminação.

Elaboramos três estudo preliminares elencando as seguintes alternativas: Aproveitar o máximo do existente abrindo mão de qualidades espaciais, aproveitar parcialmente o que havia ou demolir tudo e começar do zero. O primeiro não agradou, o baixo orçamento inviabilizava o novo e no fim o meio termo venceu.

Axonométrica

Tínhamos então estabelecido um procedimento projetual para encarar o sitio: elencar dentro daquilo que já existia o que seria propício manter e então acrescentar um elemento capaz de organizar, dar sentido ao todo.

Planta
Planta
Planta

Sobre manter. Preservamos a projeção do segundo andar, aquilo que correspondia ao bloco com estrutura independente. Ou seja, um bloco de 3 x 7m que quase encosta nas duas faces do lote e o divide em dois. Nele, o pavimento superior abriga quarto e banheiro, enquanto o inferior a sala íntima e a lavanderia.

Casa da Rua Madalena  / Garoa - Prateleira, Cadeira, Mesa, Janela
© Pedro Napolitano Prata
Casa da Rua Madalena  / Garoa - Mesa, Janela, Viga
© Pedro Napolitano Prata

Sobre acréscimo. Demos ênfase à lógica do bloco remanescente, ou seja, um volume que ocupa transversalmente o lote e o divide. Nele o pavimento superior abriga o escritório, enquanto o inferior a sala e a cozinha.

Casa da Rua Madalena  / Garoa - Mesa, Viga
© Pedro Napolitano Prata
Casa da Rua Madalena  / Garoa - Mesa, Cadeira, Viga, Pátio
© Pedro Napolitano Prata

A implantação fica então composta por três pátios intercalados por dois volumes. Um que dá ênfase à convivência e o outro ao isolamento, estar e íntimo. Uma pequena passagem, em dois níveis com vista para o pátio central, conecta os dois volumes.

Casa da Rua Madalena  / Garoa - Corrimão
© Pedro Napolitano Prata
Casa da Rua Madalena  / Garoa - Janela, Tijolo, Fachada, Jardim, Aido
© Pedro Napolitano Prata

O fato de gerenciar a obra e estar presente quando as oportunidades se apresentam tornaram a casa no que ela é. Reaproveitar foi uma questão iminente, afinal tínhamos elementos de duas casas que seriam demolidas:  a do próprio lote em que estávamos e uma antiga morada da cliente que fora vendida para uma construtora.

Casa da Rua Madalena  / Garoa - Viga
© Pedro Napolitano Prata
Casa da Rua Madalena  / Garoa - Mesa, Cadeira, Viga, Bancada
© Pedro Napolitano Prata

Algo da materialidade do antigo continua no novo. As paredes são compostas por uma composição de tijolos de demolição da antiga casa com tijolos novos; o piso do mezanino, tanto estrutura quanto tábuas, são da demolição; os caixilhos madeira tem seu desenho pois são conformados por lâminas de vidros temperados descartados; boa parte dos eletrodutos, louças, metais, vitrôs, guarda roupas, armários, são extratos que quando necessário sofreram operações para se adaptar ao seu novo sítio.

Casa da Rua Madalena  / Garoa - Janela, Cadeira, Viga
© Pedro Napolitano Prata

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa da Rua Madalena / Garoa" 23 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795695/casa-da-rua-madalena-grupo-garoa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.