Intervenções temporárias no Rio de Janeiro ganham cartografia detalhada

Está no ar o site “Intervenções temporárias no Rio de Janeiro”, elaborado pelo Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT), do PROURB-FAU/UFRJ. Este é um projeto 100% acadêmico que disponibiliza o mapeamento de intervenções temporárias na cidade do Rio de Janeiro, permitindo que qualquer pessoa possa pesquisar, manter-se informada e indicar novas intervenções que estejam acontecendo ou que já tenham ocorrido na cidade.

O objetivo do site, que tambem está disponível em inglês e espanhol, é aprofundar as relações entre as intervenções temporárias e os espaços coletivos da cidade, construindo uma cartografia do temporário disponível de forma interativa, oferecendo infinitos tipos de busca e permitindo entender quais espaços da cidade são apropriados e de que forma, possibilitando aproximações e comparações entre eles.

Abordando a “intervenção” como “interferência” - transformação intencional que visa influir sobre o desenvolvimento de determinado espaço - intervenções temporárias são as pequenas ações efêmeras e contestatórias realizadas no espaço urbano que rompem com a escrita contínua do cotidiano. Para construir a cartografia, o LabIT trabalha na identificação, fichamento, interpretação e mapeamento dessas intervenções, dentro das seguintes tipologias: apropriações espontâneas, intervenções de arte pública e festas locais. O grupo defende que a partir da identificação dos lugares onde a cidade se modifica, motivada pela transformação temporária do espaço público, é possível repensar os espaços coletivos contemporâneos para que sejam mais amáveis e significativos para os usuários.

A informação do site pode ser visualizada na forma “mapa” ou “lista”. No modo “mapa”, cada pin equivale a uma intervenção e apresenta seus dados resumidos. A “lista” mostra as intervenções em ordem alfabética ou cronológica. Caso o visitante deseje informações mais detalhadas, basta clicar no “saiba mais” para ser direcionado às abas relativas a cada intervenção.

Intervenções temporárias no Rio de Janeiro ganham cartografia detalhada - Mais Imagens+ 2

O sistema de busca oferece diversas alternativas de navegação ao visitante, que pode visualizar as três tipologias isoladamente, pode alimentar a caixa de busca com qualquer termo para que o mecanismo pesquise em todo o conteúdo cadastrado, ou pode refinar a pesquisa por categorias relacionadas às intervenções, como atores, duração, frequência, local, data, entre outros agrupamentos. Em todos os casos, o mecanismo deixará visível somente as intervenções filtradas, permitindo infinitos cruzamentos.

Modo LISTA. Image Cortesia de LabIT

Vale ressaltar o caráter colaborativo do projeto, que permite que o visitante contribua enviando indicações de intervenções, que serão posteriormente pesquisadas, analisadas e mapeadas, de forma a ampliar a cobertura da cidade do Rio de Janeiro com a ajuda de seus próprios cidadãos atuantes. É importante destacar o caráter multiplicador da plataforma, capaz de inspirar e incentivar outras intervenções de mesma natureza sobre a paisagem carioca.

Sobre o LabIT

O Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático (LabIT) surgiu de uma iniciativa interdisciplinar entre pesquisadoras de diferentes instituições do Rio de Janeiro: Adriana Sansão Fontes, do PROURB-FAU/UFRJ (Programa de Pós Graduação em Urbanismo-FAU/UFRJ), Aline Couri, da EBA/UFRJ (Escola de Belas Artes/UFRJ) e Joy Till, do DAD-PUC-Rio (Departamento de Artes e Design da PUC-Rio). Além da cartografia do temporário, o LabIT busca executar intervenções concretas que possam ativar espaços esquecidos ou subutilizados da cidade, contribuindo para transformações mais duradouras. Essas são desenvolvidas a partir de oficinas com estudantes de graduação e pós-graduação de cursos das instituições envolvidas, conjugando as disciplinas da arquitetura e urbanismo, artes plásticas e design.

Ficha detalhada da intervenção. Image Cortesia de LabIT

O projeto, que tem apoio da FAPERJ e do CNPq, surgiu como desdobramento da pesquisa do livro “Intervenções temporárias, marcas permanentes. Apropriações, arte e festa na cidade contemporânea”, de autoria de Adriana Sansão Fontes, publicado pela Casa da Palavra em 2013.

Explore as informações reunidas na página e conheça mais sobre intervenções temporárias no Rio de Janeiro.

Sobre este autor
Cita: Gabriel Pedrotti. "Intervenções temporárias no Rio de Janeiro ganham cartografia detalhada" 20 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795563/intervencoes-temporarias-no-rio-de-janeiro-ganham-cartografia-detalhada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.