Escaneamento a laser é usado no restauro da Casa de Vidro

A técnica de escaneamento a laser vem sendo empregada há alguns anos no restauro de edificações. O edifício da FAU USP, por exemplo, teve suas fachadas escaneadas por uma equipe de especialistas da Universidade de Ferrara, Itália, com o intuito de identificar e mapear possíveis fissuras em suas empenas de concreto.

Mais recentemente outra obra icônica do modernismo brasileiro está passando pelo mesmo processo: A Casa de Vidro de Lina Bo Bardi no Morumbi, São Paulo. Também executada por especialistas de Ferrara, a tarefa de escanear a estrutura faz parte de um plano de restauro financiado pelo programa Keep it Modern da Getty Foundation que tem como objetivo mapear algumas patologias estruturais já conhecidas e identificar possíveis novas.

Nas imagens geradas pelos equipamentos de escaneamento, a obra de lina e seu entorno aparecem em cores e tons vibrantes que indicam variações de temperatura, unidade e pontos de rugosidade na estrutura. 

Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, vista através do escaneamento a laser

Leia o artigo completo de Silas Martí sobre o escaneamento a laser da Casa de Vidro, aqui.

Clássicos da Arquitetura: Casa de Vidro / Lina Bo Bardi

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Escaneamento a laser é usado no restauro da Casa de Vidro" 19 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795457/escaneamento-a-laser-e-usado-no-restauro-da-casa-de-vidro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.