Residência Fahle / KOKO

Residência Fahle / KOKO - Mais Imagens+ 8

  • Arquitetos: KOKO architects; KOKO architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  19400
Planta de Situação

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Fahle, desenhada por KOKO, é um dos exemplos característicos da arquitetura durante o recente auge econômico da Estônia. É um edifício que desde o ponto de vista arquitetônico é ambicioso, desde o ponto de vista do desenvolvimento imobiliário, é um risco e desde o ponto de vista da proteção do patrimônio, é polêmico e recebeu muita atenção por parte do público. Situada em uma das entradas principais de Tallin, entre o aeroporto e o centro da cidade, a residência Fahle chama atenção de todos os transeuntes. A edificação forma parte do complexo de uma antiga fábrica (1926) de celulose e papel, onde a parte mais destacada é a sala de caldeiras por sua altura e volume, que foi construída em pedra calcária e desenhada pelo arquiteto Erich Jacoby.

Cortesia de KOKO

A reconstrução do complexo da residência Fahle abriga várias funções de serviço e negócios, desde salões de beleza a restaurantes. Simbolicamente, a função principal da casa é proporcionar espaços residenciais; agregou-se uma área com seis níveis de apartamentos na parte superior da antiga sala de caldeiras, nos muros de pedra calcária.

Planta Baixa

O interior da fábrica foi destruído com o tempo e com a reconstrução foi possível reorganizar a disposição e as divisões interiores. Escritórios e espaços de serviço estão localizados principalmente nas salas históricas do térreo. Apartamentos de diferentes tamanhos encontram-se dentro do novo volume como uma fachada de vidro, no teto da antiga sala de caldeiras. A nova parte se apoia em vigas de concreto armado, que foram camufladas entre as paredes da sala, penetrando no subsolo.

Cortesia de KOKO

Os arquitetos buscaram preservar e mostrar os detalhes interiores históricos, a parede e superfícies do solo, sempre que fosse possível. Por exemplo, as moegas, que foram parcialmente conservadas, são parte dos escritórios e apartamentos do quarto pavimento. Estas moegas eram funis feitos de concreto armado que foram utilizados para dirigir a massa de madeira até as gigantescas caldeiras. As caldeiras foram destruídas, mas seus lugares estão marcados através de círculos nas coberturas e pisos.

Cortesia de KOKO

Situada nas portas de Tallin, a residência Fahle, com sua arquitetura lúdica, conceitualmente clara e consciente de si mesma, estimula os desejos dos transeuntes, animando-os a imaginar a vida neste grande aquário verde com as melhores vistas da capital. É um entorno de vida moderna, elegante e com estilo, que está destinado para um jovem e rico cliente em um ambiente que apoia e cultiva um estilo de vida urbano elitista.

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tallin, Estônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Fahle / KOKO" [Fahle House / KOKO architects] 14 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/795060/residencia-fahle-koko> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.