Banco de dados online oferece informações sobre espécies de madeira menos conhecidas

A madeira sempre foi um dos materiais básicos usados na construção, e com a recente retomada desse material construtivo para estruturas (inclusive de edifícios em altura), é importante conhecer os impactos ambientais de cada espécie de madeira.

Existem mais de 50 mil espécies tropicais de madeira no mundo, no entanto, apenas uma pequena porcentagem destas é usada na construção civil. A exploração exagerada de espécies mais conhecidas de madeira vem causando a alteração da biodiversidade das florestas tropicais, colocando algumas espécies em risco de extinção. Mas e se começássemos a construir com todas as espécies disponíveis?

Em um esforço de conscientizar o público para a variedade de espécies de madeira disponíveis no mercado, o Conselho de Manejo Florestal da Dinamarca (FSC Denmark) desenvolveu uma base de dados online com espécies de madeira menos conhecidas.

Cortesia de FSC Denmark

O website permite que os usuários busquem entre mais de 200 espécies e 50 casos de estudo de aplicações de espécies menos conhecidas, oferecendo dicas e inspiração para arquitetos e designers em seus projetos com madeira. 

Cortesia de FSC Denmark

A base de dados oferece descrições técnicas das capacidades estruturais de cada espécie, além de exemplos de aplicações práticas dessas espécies. Tornando públicas essas informações, o FSC Denmark espera que os profissionais se apropriem de uma maior variedade de tipos de madeira e seus projetos arquitetônicos e de mobiliário.

Acesse a base de dados aqui.

Cortesia de FSC Denmark

.

.

Cortesia de FSC Denmark
Sobre este autor
Cita: Lynch, Patrick. "Banco de dados online oferece informações sobre espécies de madeira menos conhecidas" [This New Database Allows You to Search Through the Architectural Applications of Lesser Known Timber Species] 10 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794957/banco-de-dados-online-oferece-informacoes-sobre-especies-de-madeira-menos-conhecidas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.