MA 3706 / Estudio Arqtipo

MA 3706  / Estudio Arqtipo   - Mais Imagens+ 29

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: Arqtipo; Arqtipo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  650
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Affinitty, Construser Alvear, Domec, Grupo Dema, Hydros, Ilva, Industrias Saladillo, Ing Casas S.A, Retak, Rheem
  • Arquitetos Autores: Diego Aceto, Dario Litvinoff
  • Colaboradores: Paola Castelnovo, Lucas Gorroño, Cecilia Gimenez
  • Arquiteto Responsável: Arqtipo
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Kulekdjian

ÍCONE

MA 3706 é um edifício horizontal com dez unidades residenciais, em um lote de esquina de 10X17, localizado no bairro de Saavedra. O projeto está situado em uma quadra típica, com as limitações próprias do zoneamento R2 B1, de um gabarito baixo.

© Federico Kulekdjian

CONTEXTO

O edifício procura atingir o máximo volume construível, conformando uma caixa que reconstrói o perímetro do terremo exterior, gerando pátios ou terraços permeáveis e escalonando-os no interior da quadra. 

© Federico Kulekdjian

MATERIALIDADE

A estrutura e envolvente exterior são feitas de concreto armado, já a pele permeável foi materializada com blocos pré-fabricados in-situ de 30x30cm, dispostos de forma variável permitindo alternâncias e gradientes de privacidade, luminosidade e opacidade.

Axonométrica em camadas

No projeto propôs-se elaborar uma pesquisa material fazendo com que o usuário experimente múltiplas relações com o edifício e com o exterior como a incidência de luz, suas qualidades espacias e seus âmbitos. 

Fachada

SISTEMA

O programa se desenvolve em quatro pavimentos, propondo no seu exterior uma configuração sintética que permite à proposta criar, por meio de operações de subtrações, recortes e excisões do volume, novas oportunidades para experimentar, projetando qualidades espaciais desejadas e permitindo diversificar as unidades habitáveis. 

© Federico Kulekdjian

Estes procedimentos morfológicos, em conjunto com a busca por uma permeabilidade material outorgada pela trama proposta, procuram a experimentação de uma espacialidade interior vital, filtrando a luz tanto nos espaços privados quanto nos semipúblicos, nos diferentes momentos do dia.

© Federico Kulekdjian

VÍNCULO

A proposta se organiza com o intuito de que todas as unidades habitáveis tenham seus lugares para expansão própria (varandas e terraços individuais) dispostas ao redor destes espaços, estando nucleados no centro do prédio os meios de saída e serviços. Além disso, permite-se interpelar certas possibilidades tipologias e programáticas (com algum grau de indeterminação). Aborda-se a diversidade habitativa, para isso desenvolve-se uma planta baixa de unidades divisíveis com pátio. No primeiro nível, as unidades, por sua flexibilidade, permitem agrupação e podem ser destinadas a moradias ou escritórios com terraços. No segundo nível, por sua vez, estão as unidades maiores que, por questões de ocupação, permitem a utilização do volume máximo, projetando quatro duplex de dois e três ambientes com múltiplas expansões que possibilitam a permeabilidade e iluminação desejadas. 

© Federico Kulekdjian

PESQUISA

A particularidade de um lote de esquina e a possibilidade de maximizar a volumetria permitida pelo código de obras, permitiu investigar certas operações de manipulação do objeto arquitetônico.

Persegue-se uma coerência entre sua configuração volumétrica e a resolução material, interpretando a disposição espacial que cria perfurações no volume, semelhantes as entradas intersticiais de luz que são experimentadas pela trama material projetada.

© Federico Kulekdjian

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mariano Acha 3706, C1430DVX CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "MA 3706 / Estudio Arqtipo " [MA 3706 / Arqtipo ] 12 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794919/ma-3706-estudio-arqtipo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.