Nartarchitects projeta museu em antiga mina da carvão na Hungria

O escritório NARTARCHITECTS divulgou o projeto para o Museu Csontváry em Pécs, Hungria, que contará com o trabalho de Tivadar Csontváry Kosztka, um pintor húngaro conhecido tanto por suas habilidades técnicas como por suas mensagens espirituais.

O projeto do museu reflete a obra simbólica e interpretativa de Csontváry. Em vez de utilizar a típica tipologia "praça-museu", o Museu Csontváry estará localizado fora da cidade em uma cratera de uma Antígua mina de carbono perto de um lago. Através da localização, o espaço proporciona dramaticidade para o programa do museu. 

Cortesia de Nartarchitects
Cortesia de Nartarchitects

Dentro do edifício, esta atmosfera é intensificada pelo contraste da luz e da escuridão, já que o espaço conta com um núcleo fechado e escuro e um sistema flutuante de exposição, bem iluminado. Além disso, este contraste se aplica à forma estrutural, com o núcleo do edifício feito de concreto-armado, cercado pela estrutura mais leve metálica.

Cortesia de Nartarchitects
Cortesia de Nartarchitects

O museu e seu contexto geram uma forte tensão visual, similar à tensão emocional nas pinturas Csontváry. O cubo branco e brilhante, que flutua na parte superior da cratera, encerra o "coração" alaranjado do edifício que remete à sensação brilhante de seus quadros mais famosos. Espera-se que a revitalização da mina de carbono possa ser interpretada pelas gerações futuras como uma mensagem simbólica do pintor, um eco do passado.

Cortesia de Nartarchitects
Cortesia de Nartarchitects
Cortesia de Nartarchitects
  • Arquitetos

    Csaba Kovács, Tamás Máté, Áron Vass-Eysen
  • Localização

    Pécs, Hungria
  • Architect Collaborator

    Daniel Gerse
  • Client

    Hungarian Government
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    Cortesia de Nartarchitects

Notícia via Nartarchitects.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pécs, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Santos, Sabrina. "Nartarchitects projeta museu em antiga mina da carvão na Hungria" [Nartarchitects Designs Dramatic Museum in Former Coal Mine] 09 Set 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794900/nartarchitects-projeta-museu-em-antiga-mina-da-carvao-na-hungria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.