Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten

Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 2 de 11Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 3 de 11Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 4 de 11Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 5 de 11Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Mais Imagens+ 6

  • Projeto: Meinhard von Gerkan e Stephan Schütz com Nicolas Pomränke
  • Gestão Do Concurso: Martin Klingner Martin Klingner
  • Equipe De Projeto: Philipp Buschmayer, Jochen Sültrup, Amelie Neusen, Xin Meng, Thilo Zehme
  • Gestão De Detalhamento: Martin Klingner Martin Klingner
  • Equipe De Detalhamento: Zhicong Chen , Xudong GAI, Clemens Ahlgrimm, Anja Menge , Kian LIAN, Ji XU, Xiaohua He
  • Cliente: SIHC- Shenzhen Investment Holdings CO.,LTD 

  • Escritório Chinês Associado: SADI
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 3 de 11
© Christan Gahl

Descrição enviada pela equipe de projeto. O foco da metrópole de Shenzhen está na investigação e desenvolvimento nacional em tecnologia da informação (TI). Um projeto fundamental para o fortalecimento da indústria de TI é a "Base Industrial Shenzhen Software" para a qual Architekten von Gerkan, Marg and Partners ganhou a concorrência de projeto como parte de um concurso internacional em 2009. O projeto está agora finalizado.

Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 9 de 11
Planta

O projeto está localizado no distrito ocidental de Nanshan e conta com uma localização estratégica favorável graças à proximidade em relação a Hong Kong, o aeroporto internacional de Bao'an e o centro financeiro do leste. O desenho urbano de todo o conjunto, do qual uma das partes é do gmp, especifica um desenvolvimento denso de edifícios de pesquisa, administração e serviços que compreendem um total de 18 torres. Estas estão agrupadas ao redor de um núcleo central com gabarito baixo, que teve sua primeira parte finalizada agora, e com suas três torres que formam o extremo nordeste.

Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 6 de 11
© Christan Gahl

Com objetivo de criar um lugar atrativo, espaços compactos para as pequenas empresas de TI, espaços de comunicação públicos e internos, áreas plantadas, luz e ventilação naturais, desempenharam um papel central no conceito do projeto. A intenção geral era criar um complexo coerente que vinculasse todos os inquilinos, o que se tornou impossível graças ao fato do lote ser dividido em três partes pelas vias. O projeto supera este problema pela colocação de uma torre em cada parte do lote e vinculando os embasamentos através de pontes para criar um empreendimento único.

Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 4 de 11
© Christan Gahl

Os edifícios contam com uma série de tiras nas fachadas, o que resulta em uma composição dinâmica, formando espaços diversos entre os átrios e, ao mesmo tempo, gerando um vínculo horizontal de vários pavimentos entre todas as torres. Estes volumes de construção em meandros e suas pontes criam praças urbanas ao norte e ao sul.

Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 7 de 11
© Christan Gahl

Enquanto as torres acomodam os programas de escritório, funções especiais, tais como salas de conferência, restaurante e pequenas lojas, estão localizadas na estrutura de base, que pode ser acessada diretamente a partir de todas as torres e do nível da rua. Além disso, a varanda da cobertura no 6º pavimento serve como ponto de encontro e relação entre as diferentes torres. As torres mais altas no oeste e leste do complexo, que medem 90 e 100 metros respectivamente, possuem em suas coberturas foyers de três pavimentos que acomodam restaurantes e proporcionam uma vista completa da cidade.

A fachada foi projetada como uma estrutura metálica uniforme que envolve os edifícios e reforça o efeito escultórico. A grelha foi composta foi composta a partir de elementos prismáticos, painéis metálicos perfurados que cobrem todas as aberturas para a ventilação natural e mecânica, o que torna possível proporcionar grandes superfícies sem divisões de vidro na área dos escritórios. Os elementos da fachada de 60 cm de profundidade também proporcionam uma proteção solar eficaz contra a radiação solar intensiva predominante no sul da China.

Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten - Imagem 5 de 11
© Christan Gahl

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shenzhen, Guangdong, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Base Industrial da Shenzhen Software / gmp architekten" [Shenzhen Software Industry Base / gmp Architects] 23 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794884/base-industrial-da-shenzhen-software-gmp-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.