Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Sofá, MesaApartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Janela, Mesa, CadeiraApartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - JanelaApartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Mesa, Dormitório, Cama, VigaApartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Mais Imagens+ 52

  • Arquitetos: Candida Tabet Arquitetura; Candida Tabet Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Rômulo Fialdini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Assistência Telecom, Casa Franceza, Embaúba, Girante, Marmoraria São Luiz, Reka Iluminação, STR Ar Condicionado, Tuboar, Unibox
  • Coordenação: Gabriel Faria de Paula
  • Equipe: Carolina Biseli
  • Interiores: Candida Tabet Arquitetura
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Sofá, Mesa
© Rômulo Fialdini

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nesta reforma em um apartamento de 200 m², na cidade de São Paulo, tive a oportunidade de projetar a primeira morada de minha filha e seu marido.

Nossa afinidade e seu espírito brincalhão apontaram a trilha da viagem que relato a seguir.

Buscamos a otimização dos espaços eliminando corredores de distribuição.

Planta
Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Janela, Mesa, Cadeira
© Rômulo Fialdini

Um importante hall de entrada encarrega-se do acesso a todos os ambientes, tanto da ala de dormitórios quanto da ala social. Uma instalação como uma caixa invertida, de altura muito reduzida, foi totalmente revestido, forro e paredes, com folhas de madeira cumaru encerada.

Nele, estão escondidas seis portas. Para isso, desenvolvemos um sistema de fechadura oculta, deixando apenas a entrada da chave, “o buraco da fechadura”, em evidência. Como empunhadeira, optamos por cava vertical. Somente a porta do elevador, de jacarandá-da-baía, original do prédio, foi preservada e restaurada.

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Janela
© Rômulo Fialdini
Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Viga
© Rômulo Fialdini

O antigo corredor dos quartos recebeu largas e altas portas painel de madeira e foi incorporado à suíte, convertido em walk in closet para o casal.

Os armários para louças foram projetados como vedetes de vidro e aço e escancaram, junto à sala de jantar, lindos objetos garimpados pela proprietária, acusando seu gosto particular e irreverente, presente em todo o apartamento.

O mobiliário foi posicionado de maneira que os espaços pudessem acomodá-los em proporções generosas e improváveis para seus 200 m².

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Mesa, Janela, Prateleira, Viga, Cadeira
© Rômulo Fialdini
Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Janela, Porta, Cadeira, Viga
© Rômulo Fialdini

O layout social foi fragmentado em quatro posições estratégicas  ̶ sala de jantar, mesa de trabalho, lounge e biblioteca  ̶ de forma descompartimentada e fluida.

Dedicamos especial atenção à vocação urbana do projeto, revelando sua estrutura de pilares e vigas de concreto antes cobertos por reboco e massa. Dessa estrutura acidental resultaram destacados panos de alvenaria branca e vãos de porta de madeira. Então, “brincamos” com os desalinhamentos: cada porta tem altura máxima e variada, de acordo com as vigas. Ora de correr, ora pivotante, têm sua largura definida pelo pilar encontrado. Esse desalinho também ocorre nos painéis de alvenaria rebocados, resultantes dos cruzamentos das vigas e dos pilares, cujas proporções não obedecem a nenhuma regra de simetria ou igualdade, pois não foram projetados para aparecer. Essa trama de desiguais em harmonia resulta objeto de contemplação capaz de sequestrar e cativar o olhar.

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Cama
© Rômulo Fialdini
Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Rômulo Fialdini

No piso, desenhamos com “pedaceiras” de ipê, cumaru, angelim e mogno grandes quadros em forma de tacos cuidadosamente paginados para percorrer os ambientes de forma fluida, sem soleiras.

Grande parte das superfícies de acabamento resultou do mobiliário Built in customizado, como bibliotecas de madeira e aço, armários e cristaleiras de aço e vidro. Alguns móveis vieram de família, outros foram criados especialmente para o projeto. Entre eles, destaca-se a mesa de jantar Quadrúpede, uma peça de madeira com 3,4 m de comprimento, cuja característica marcante são seus quatro pés balaustrados, muito diferentes entre si: juntamos três unidades de outras composições e um par de “pés” de abajur  ̶  um insight de Olivia imediatamente assimilado pela equipe de projeto e viabilizado pela marcenaria.

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Rômulo Fialdini

Também desenvolvemos a mesa Trecoteca, móvel versátil que, estrategicamente, define ambientes e armazena inúmeros instrumentos para atividade de bricolagem de forma ordenada e visível.

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Janela
© Rômulo Fialdini

LAVABO

Este pequeníssimo lavabo social em apartamento de 200m², originalmente sem lavabo, beneficia-se da planta cujos espaços funcionais encontram-se muito bem organizados para a área de 1,8m² que o define.

Os acabamentos foram eleitos para que sua frequentação seja surpreendente e agradável.

As superfícies originais em concreto aparente foram expostas e as alvenarias contornadas por espelhos a meia altura, um gracioso lavatório foi montado em granito Itaúnas, a louça é branca e os metais cromados.

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Banheiro, Chuveiro, Pia
© Rômulo Fialdini

BANHEIRO CASAL

Devido ao reduzido espaço de 6 m² disponível, este banheiro para casal foi projetado de forma a disponibilizar com privacidade o uso simultâneo para ele e para ela.

O layout prevê uma cabine W.C. e outra box, ambas acessíveis independentemente e com ventilação própria.

Todo o conjunto combina revestimento de porcelanato retificado polido branco com granito Itaúnas escovado, promovendo assim um agradável contato de liso e branco extremos com texturas e nuances de tons claros variados.

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Imagem 41 de 57
© Rômulo Fialdini
Corte

Na área comum, propusemos dois espaços individualizados para lavatório e respectivos armários, ora embutidos na alvenaria, ora externos, na forma de coluna com nichos para perfumaria e apetrechos que expõem o gosto e a personalidade dos usuários.

O conjunto bancada/lavatórios e nichos foi construído em granito Itaúnas serrado, combinado com acabamentos de porcelanato e vidro 20 mm.

A iluminação acontece através de módulos de acrílico tipo “drops”, perfeitamente embutidos nas colunas-nichos para perfumaria.

Os porta-toalhas dos lavatórios são meros ganchos “S” adaptados e acoplados. Para o banho, propusemos uma instalação de vara de madeira próxima ao box. Essa área do banheiro está estrategicamente próxima ao closet e ao dormitório.

Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura - Porta, Bancada, Banheiro
© Rômulo Fialdini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Condomínio Edifício Lieta - R. Urimonduba, 130 - Jardim Paulista, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Urimonduba / Candida Tabet Arquitetura" 13 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794762/apartamento-urimonduba-candida-tabet-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.