Modos de usar o contêiner: 20 exemplos em distintos programas

Modos de usar o contêiner: 20 exemplos em distintos programas - Mais Imagens+ 16

A reciclagem de materiais na arquitetura é cada vez mais valorizada a fim de possibilitar a criação de projetos sustentáveis. Certamente os contêineres navais tem sido um dos elementos que ganharam destaque nos últimos anos para a concepção de edifícios privados e públicos que respeitam o meio-ambiente. Além do apelo ecológico, esta escolha pode acontecer pela rapidez e facilidade de montagem, pela opção de um canteiro de obras mais limpo, ou até mesmo pelas diferentes soluções projetuais que este material proporciona. Com seus tamanhos padronizados, torna-se possível a criação de uma estrutura modular que permite infinitas possibilidades de intervenção no material, de modo que ele se adeque a diversos usos.

Sendo assim, reunimos aqui 20 exemplos de obras que adotam o uso de contêineres e algumas dicas que certamente te ajudarão durante um projeto com eles. Saiba mais, a seguir.

  • Não esqueça de conferir 11 dicas para construir com o contêiner, aqui.

Uso Residencial / Hotéis

A moradia modulada por contêineres estabelece um completo sistema de produção. Este sistema traz alguns desafios, como o controle de temperatura interna. Para solucionar isto é importante estudar a orientação do terreno e da implantação do projeto a fim de tirar proveito do clima local e forrar as camadas interiores com isolante termo-acústico para garantir o conforto do usuário.  No entanto, também surgem vantagens como a facilidade de montagem. Em alguns casos cada contêiner requer aproximadamente meia hora para ser erguido. A estrutura de caixa, portas, janelas, coberturas, pisos e paredes pode ser completamente pré-fabricada na indústria, diminuindo o tempo de construção in loco

Casa Caterpillar / Sebastián Irarrázaval

© Sergio Pirrone

Residência Modular Amagansett / MB Architecture

© Matthew Carbone

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C.

Imagem Cortesia de Constanza Domínguez Claro

Residência Huiini / S+ diseño

© Mito Covarrubias

Uma Última Viagem / Spray Architecture + Gabrielle Vella-Boucaud

© Jelena Stajic

Casa Alface / HE Ding, WANG Wei, KONG Lingchen

© LI Minfei

A Casa Suspensa / Casa Container Marília

© Celso Mellani

Geneseo Inn / Ecotech Design

© Paul Vu

Design Hostel / Holzer Kobler Architekturen + Kinzo

© Max Schroeder

Uso Comercial / Institucional

Os usos comerciais e institucionais podem se beneficiar do ritmo da estrutura modular para criar através do movimento uma imagem marcante para o edifício. Além disso, destaca-se a facilidade de deslocamento dos contêineres, facilitando o transporte e montagem do mesmo projeto para o reuso em diversos lugares.

Pavilhão de Container / People's Architecture

Imagem Cortesia de People’s Architecture Office

APAP OpenSchool / LOT-EK Architecture & Design

© Kim Myoung-Sik

SUPERISCÓPIO / Pedro Barata e Arquitetos Associados

© Osvaldo Castro, Fábio Cansado

Feito para ser Movido / Arcgency

© COAST_ Rasmus Hjortshøj

Sanlitun South / LOT-EK Architecture & Design

© Shu He

Doca Steak Burger / Meius Arquitetura

© Mak Cézar

Infinity Café / RJDL

© Rahul Jain

Loja Container / BBC Arquitectos

© Manuel Ciarlotti Bidinost

Infraestrutura Pública

O contêiner pode ser complementado por leves montantes e outros tipos de estruturas, através de diferentes estratégias projetuais ele pode configurar um elemento fundamental para criar edifícios efêmeros ou fixos para o uso público. Como podemos ver nos dois exemplos a seguir:

Container Park / ATÖLYE Labs

© Yerçekim Photography

Kontenerart 2015 / Adam Wierciński Architekt

© Przemyslaw Turlej

Pop-up Campus Installation – Infitity 6 / Crossboundaries

© Yu Bai

Este artigo foi publicado originalmente no dia 04 de setembro de 2016 e foi atualizado para compor parte do Tópico do mês do ArcDaily: Reciclagem de materiais. Todo mês, exploramos um tópico através de artigos, entrevistas, notícias e obras. Saiba mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, no ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou um trabalho, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Modos de usar o contêiner: 20 exemplos em distintos programas" 01 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794651/modos-de-usar-o-conteiner-no-seu-projeto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.