Residência para um pintor / DTR_studio architects

Residência para um pintor / DTR_studio architects - Mais Imagens+ 17

Gaucín, Espanha
  • Arquitetos: DTR_studio architects; DTR_studio architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  163
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cristina Beltrán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Finsa, Leroy Merlín, Poliurea, Pulova, Strugal, TERMOARCILLA, Ximor
  • Arquitetos Colaboradores: Claudia Gutierrez, Alba Márquez
  • Técnico: Javier Sánchez Berdugo
  • Construtora: Criseba S. L.
  • Arquitetos Responsáveis: Jose Miguel Vázquez , Jose María Olmedo
  • Cidade: Gaucín
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Cristina Beltrán

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência está marcada por três elementos muito importantes:
1. Os clientes, Joseba e Maria;
2. A situação, Gaucin;
3. A posição, vinculada com a terra e com os impressionantes visuais.

© Cristina Beltrán

1. Joseba e María são um casal muito especial que marcaram o caráter da residência desde o primeiro momento. Ele é um pintor renomado que chegou a Gaucin apaixonado por sua posição e lugar. Desde o primeiro momento necessitava um lugar onde trabalhar e buscava arquitetos que compartilhassem com ele as mesmas inquietudes e maneiras de criar o espaço. O trabalho foi realizado coletivamente e o resultado foi muito gratificante.

Planta 1

2. A situação da moradia veio determinada por sua localização em um dos municípios mais singulares da serra de Ronda. Gaucin se desenvolve em uma ladeira convertendo-se em uma espetacular varanda que volta-se ao estreito e à África. Sua localização privilegiada dispõe de um clima suave e vistas únicas. Ruas estreitas e muros brancos fazem da arquitetura um jogo de planos e sombras que a mimetiza com o entorno.

© Cristina Beltrán

3. A posição solar em uma das zonas mais altas do município e seu vínculo com as vistas e com o território será determinante para a configuração formal do mesmo, assim como sua materialidade.

Corte

Basicamente, a residência é um prisma branco esculpido na rocha existente que abriga o estúdio de pintura e a moradia em si.

Foram trabalhadas as proporções de cada espaço em referência aos usos, assim, o estúdio de pintura se desenvolve no térreo. Sua forma responde à necessidade de poder pintar em grandes formatos. A luz deve ser o mais uniforme e controlada possível. Um pátio perfura o espaço e dota o espaço desta condição. A pedra ressurge e se mostra no mesmo. O concreto adquire este novo valor como elemento pétreo contemporâneo.

© Cristina Beltrán

No mezanino, que tem vista para a sala de estúdio, está o dormitório do casal. A sala de estar mescla-se com a área de trabalho. O pavimento superior corresponde à área diurna. Um espaço diáfano vinculado às impressionantes vistas, converte-se em um lugar de descanso.

Corte

Através deste nível se acessa a cobertura por uma passarela desde a horta que dá acesso, por sua vez, a um oásis branco onde se localiza a piscina que se confunde com o céu e permite nadar pensando que está na África.

© Cristina Beltrán

Por último, é muito importante ressaltar o trabalho de integração da edificação com o entorno. Uma preocupação, tanto nossa quanto dos clientes, que nos levou a uma solução que prioriza o jogo de planos brancos e sombras criados para fugir de elementos exclusivamente desenhados.

© Cristina Beltrán

A materialidade é sincera com os elementos que dão forma à moradia: concreto pintado de branco no interior e pintura pétrea branca no exterior. O resto é criado pela luz e sombra.

© Cristina Beltrán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência para um pintor / DTR_studio architects" [House for a Painter / DTR_studio architects] 08 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794603/residencia-para-um-pintor-dtr-studio-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.