Jardim de Infância em Dobrin / A8000

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 2 de 28Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 3 de 28Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 4 de 28Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 5 de 28Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos Responsáveis: Martin Krupauer, Jiří Střítecký
  • Co Autoria: Pavel Kvintus
  • Colaboração: Jiri Vorel (esculturas)
  • Desenhos, Croquis E Maquete: A8000
  • Cidade: Dobříň
Mais informaçõesMenos informações
Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 8 de 28
© Ondřej Bouška

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno que a comunidade decidiu desenvolver um jardim de infância para 30 crianças é um dos melhores na zona. É um lote vazio em um vilarejo histórico repleto de verde e com vistas para o rio e uma área correspondente para um jardim.

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 10 de 28
© Ondřej Bouška

A visão básica era situar o jardim de infância na comunidade, em simbiose com o campo e a cidadela. O conceito formal foi desenvolvido em cumprimento com o conceito histórico da arquitetura vernacular. A seleção das cores e materiais locais reflete o caráter e tons terrosos do edifício.

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 2 de 28
© Ondřej Bouška

Em termos de abstração, o edifício é baseado na casa clássica com uma cobertura divida em águas. Os elementos vernaculares também são utilizados na fachada, repleta de esculturas que refletem os ornamentos da arquitetura tradicional na área. As obras são do artista Jiri Vorel que possui vínculos pessoais com esta localidade.

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 17 de 28
Planta

O jardim de infância em Dobrin é um mergulho no mundo dos contos-de-fadas, no imaginário das crianças. Respeita suas visões e anseios; deveria se assemelhar a um pequeno chalé que proporciona harmonia, aconchego e possibilidade de ter uma boa farra. O conceito espacial do layout interno funciona com grande abertura e se diferencia dos jardins de infância comuns. 

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 4 de 28
© Ondřej Bouška

Uma criança pode rabiscar uma parede e não sofrer repressão por isso. Elas se tornam os mestres do espaço que podem transformar livremente. Não existem regras que ordenam como o espaço deve ser tratado, apenas a estrutura cuja atmosfera é estabelecida pelos e para os usuários. O jardim de infância continuará desenvolvendo e transformando este conceito de compreensão.

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 12 de 28
© Ondřej Bouška

O edifício é rodeado por um jardim com árvores frutíferas posicionadas paralelas ao limite oeste do terreno. É um edifício térreo com volume retangular; sua cobertura é um elemento arquitetônico e o identifica ao longe. Na orientação norte, está um telhado inclinado com angulação de 35º em direção ao sul e desce suavemente para encontrar uma das paredes. 

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 19 de 28
Corte 1

Os caibros são de madeira, fazendo com que a estrutura reflita a extensão. Aproximadamente 8 metros a partir da frontão norte a cobertura muda bruscamente possibilitando a abertura de uma janela que permite a entrada de luz natural proveniente do sul na sala de brincadeiras das crianças. Onde possível, o interior se abre para o ático sob as vigas estendidas.

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 5 de 28
© Ondřej Bouška

O edifício está de acordo com as condições de construção para uma área alagável. Esse conceito é projetado nos desenhos técnicos e nos materiais selecionados assim como no conceito dos interiores. O edifício está sobre uma base de vigas contínuas de concreto e sapatas isoladas. As paredes estruturais externas e internas são em blocos cerâmicos para resistir inundações em potencial. As paredes não estruturais internas são de tijolos cerâmicos. 

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 15 de 28
© Ondřej Bouška

As aberturas de portas e janelas nas paredes verticais são desenhadas para resistir a inundações ou permitir sua fácil substituição. A cobertura é feita em placas de alumínio e cobre. 

Jardim de Infância em Dobrin / A8000 - Imagem 23 de 28
Croqui 2

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Dobříň, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Jardim de Infância em Dobrin / A8000" [Kindergarten in Dobrin / A8000] 09 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794596/jardim-de-infancia-em-dobrin-atelier-8000> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.