Casa em Lyngholmen / Lund Hagem

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 2 de 23Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 3 de 23Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 4 de 23Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 5 de 23Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Mais Imagens+ 18

Lillesand, Noruega
  • Arquitetos: Lund Hagem
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012

Descrição enviada pela equipe de projeto. Lyngholmen é uma ilha de um arquipélago em Aust Agder, costa sul da Noruega. O terreno está localizado entre uma paisagem rochosa e o oceano, com uma inclinação em direção ao sul e possui impressionantes vistas para o mar. A área é naturalmente abrigada do vento através de vegetação existente e das rochas, e se abre para o sol da tarde.

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 13 de 23
Cortesia de Lund Hagem

O elemento chave da casa é a cobertura que faz uma ponte sobre as rochas existentes. Não apenas abriga o espaço externo imediado do vento, mas também articula as vistas da casa em direção ao oceano. A estrutura da cobertura media o espaço entre o interior e o exterior e os unifica através da relação do edifício com a natureza. 

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 19 de 23
Cortesia de Lund Hagem

Articular e redefinir a paisagem são pontos importantes deste projeto. Um novo caminho foi criado da casa à praia e um novo pier foi instalado cuidadosamente com mínima intervenção na paisagem. Como a ilha é apenas acessada de barco, a entrada principal da casa está posicionada na orientação sul para estabelecer um eixo com a praia privada.

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 4 de 23
Cortesia de Lund Hagem

As lâmpadas embutidas nas luminárias levam até a água para dar as boas vindas àqueles que chegam pelo mar. A vegetação existente também foi preservada e o volume da edificação foi definido para estar em harmonia com o ambiente.

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 17 de 23
Cortesia de Lund Hagem

Restrições do terreno e limitações de planejamento:

O projeto foi aprovado na medida que substitui um antigo chalé dos anos 60. A nova planta tinha de ser desenvolvida com uma relação bastante próxima com a área ocupada pela edificação existente e todos os ambientes da nova casa tinham que estar dentro da metragem limite de 100 m².

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 15 de 23
Cortesia de Lund Hagem

Soluções:

Para maximizar a máxima área construída, todas as circulações entre os ambientes foram posicionados externamente, sob o abrigo de uma grande cobertura. Como resultado, duas alas fechadas foram estabelecidas, conectadas por terraços externos. A ala principal contém uma sala de estar de planta aberta e uma cozinha com acesso direto ao quarto principal. A outra ala contém o quarto das crianças e um quarto de hóspedes com um escritório. Cada ambiente possui sua própria entrada de um deck de madeira superior.

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 2 de 23
Cortesia de Lund Hagem
Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 21 de 23
Planta térrea
Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 10 de 23
Cortesia de Lund Hagem

As escadas articulam os níveis do terreno existentes e cria um limite entre os dois terraços de caráteres diferentes. A escada também media as duas paletas de materiais, a plataforma principal em concreto branco e a plataforma superior em madeira. O terraço é cuidadosamente posicionado para também estar abrigado do vento. A estrutura do telhado se estende por sobre o terraço para formar uma cobertura que proporciona sombra. O espaço de armazenamento adicional e as salas de serviço estão ocultas sob as plataformas articuladas. 

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 6 de 23
Cortesia de Lund Hagem

Materiais

Exterior

A cobertura foi executada com concreto armado de 270mm de espessura com camadas de isolamento de 40mm. O telhado é apoiado por colunas metálicas de 100mm de diâmetro posicionadas independentemente das paredes. Os reforços estão posicionados de maneira bastante densa para evitar ranhuras. A estrutura em si é resistente à água, portanto nenhum material de cobertura adicional é necessário. Como resultado, o telhado proporciona uma superfície branca e cria um diálogo interessante com a paisagem rochosa, proporcionando seu caráter distinto.

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 3 de 23
Cortesia de Lund Hagem

Interior

A escolha de materiais é simples e robusta. Concreto branco, vidro e madeira foram cuidadosamente selecionados para combinar com os tons que são naturalmente encontrados na paisagem do entorno para que o edifício naturalmente se mescle com o seu entorno. A materialidade dos três materiais é enaltecida e explorada nos detalhes. A madeira foi utilizada tanto interna como externamente, enquanto nos interiores é pintada de branco, no lado externo foi enrijecida por um processo térmico.  

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 5 de 23
Cortesia de Lund Hagem

As esquadrias das janelas e portas são todas em marcenaria sob medida e cuidadosamente montadas em uma oficina de marcenaria local. O concreto também é usado tanto dentro como fora; a lareira e o banco comprido são construídos com o mesmo concreto branco do telhado, do terraço e da escada.

Casa em Lyngholmen / Lund Hagem - Imagem 14 de 23
Cortesia de Lund Hagem

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Lyngholmen / Lund Hagem" [Lyngholmen / Lund Hagem] 06 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794595/casa-em-lyngholmen-lund-hagem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.