Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - JanelaCorrecta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Imagem 2 de 36Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Mesa, Cadeira, IluminaçãoCorrecta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - FachadaCorrecta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Leonetti Piemonte Arquitetura; Leonetti Piemonte Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  905
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Julio Menezes
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Divisórias Industriais, Divisórias Sanitários, Iluminação, Louças e Metais, Marcenaria, Mobiliário, Piso Resina, Piso Vinílico, Textura Decorativa
  • Estrutura: Inner
  • Climatização/Ar Condicionado: Grau Engenharia
  • Fundação: Inner
  • Iluminação: Leonetti Piemonte Arquitetura
  • Instalações: Grau Engenharia
  • Interiores: Leonetti Piemonte Arquitetura
  • Paisagismo: Cenário Paisagismo
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Fachada
© Julio Menezes

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Moinho Água Branca foi construído no bairro do Jaguaré na década de  1950. Foi um empreendimento familiar e a família proprietária construiu a sua residência vizinha à fábrica. Esta residência foi habitada até o ano de 1999 quando a empresa Correcta Alimentos assumiu a administração do moinho.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Julio Menezes

A Correcta é uma indústria de alimentos, especializada no processamento de trigo e soja para fabricação de farinhas e farelo de trigo, farelo e óleo de soja degomado.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Fachada
© Julio Menezes

A empresa conta com 300 funcionários, sendo que 65 deles atuam na área administrativa da empresa, dividida em 5 departamentos: administrativo, financeiro, recursos humanos, comercial e telemarketing.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Imagem 2 de 36
© Julio Menezes

A rotina destes departamentos é bastante operacional, o que levou a direção da empresa a optar por um layout com pouca hierarquia em um espaço aberto. Os departamentos estão todos integrados, exceto o departamento de recursos humanos, que exige uma privacidade maior e os departamentos de telemarketing e comercial que são áreas mais barulhentas e por esta razão ficaram em salas  fechadas.

Planta
Corte

A residência conta com 900m² de área construída inserida em um parque de 8.000m².

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Imagem 17 de 36
© Julio Menezes

O partido do projeto foi preservar ao máximo a arquitetura original da casa, uma vez que é uma edificação bela de linguagem modernista. Os acabamentos utilizados na fachada originalmente como o cobogó e os mármores são originais da construção e foram todos restaurados.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Vidro
© Julio Menezes

A planta original com formato quadrado apresentou uma configuração muito racional para a implantação do programa da empresa, sendo assim mantido, apesar de ter sua área interna completamente reformada.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Imagem 14 de 36
© Julio Menezes

A recepção conta com uma grande área banhada por luz natural, que é na realidade um grande jardim coberto. As salas de reunião estão todas localizadas em volta deste jardim. O ambiente é predominantemente branco para trazer a imagem de higiene e tecnologia que a indústria alimentícia pede.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Imagem 16 de 36
© Julio Menezes

As salas de reunião e gerência formam um bloco fechado no centro da construção e o restante do layout acontece em volta deste bloco, todo revestido em ACM Alucobond. A circulação é linear e os espaços fluidos. A integração e transparência são conceitos fundamentais do projeto.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Mesa, Cadeira, Iluminação
© Julio Menezes

As aberturas foram muito privilegiadas neste projeto, buscando a luz natural em todos os ambientes de longa permanência. Por esta razão a área do staff é toda envidraçada e tem vista para o parque, o que promove uma maior integração com a natureza.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Jardim, Floresta
© Julio Menezes

Os acabamentos utilizados refletem a simplicidade do cliente, que queria um projeto sem ostentação. A indústria do Moinho é um prédio inteiro de tijolo e este material foi utilizado dentro das salas de reunião e gerência para lembrar da construção original aonde é produzido o produto comercializado pela empresa. O  piso de resina na recepção remete ao ambiente fabril e o piso  vinílico  também integra esta linguagem, remetendo ao cimento queimado. Foi instalado piso elevado na construção para facilitar as instalações e manutenções de tecnologia.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Imagem 22 de 36
© Julio Menezes

O sistema de forro é misto, sendo utilizado gesso acartonado nas áreas de recepção e sancas com iluminação indireta nos corredores para valorizar  a arquitetura de interiores. Nas áreas de trabalho optamos por forro modular com características acústicas.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Mesa, Cadeira, Iluminação
© Julio Menezes

Apesar de ser uma construção térrea que proporciona total acessibilidade, a casa está em um patamar elevado em relação ao terreno. Por esta razão foi projetada uma rampa de acesso adequada. O projeto está totalmente adaptado nas áreas internas com corredores e sanitários adequados ao uso de cadeirantes / deficientes.

Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Julio Menezes

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Miguel Frias e Vasconcelos - Jaguaré, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Correcta Alimentos / Leonetti Piemonte Arquitetura" 09 Out 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794452/correcta-alimentos-leonetti-piemonte-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.