IPHAN lança livro sobre azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade de Belém

Uma das cidades do mundo com maior riqueza de azulejaria, Belém (PA) deslumbra o visitante com a variedade de cores, desenhos, texturas e tamanhos dos seculares azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade. No intuito de promover a beleza e a diversidade dessas peças que decoram as fachadas das edificações belenenses, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(Iphan) lança na capital paraense o livro Azulejaria em Belém do Pará – Inventário – Arquitetura civil e religiosa – Século XVII ao XX.

O evento ocorrerá amanhã, 1º de setembro, com a palestra Azulejos de Belém às 16h00 seguida com o lançamento às 18h30, no anexo da Superintendência do IPHAN-PA, e terá participação da presidente do IPHAN, Kátia Bogéa.

Azulejaria de Belém do Pará

Inspirado no inventário da Azulejaria de Belém do Pará, o livro, publicado em comemoração aos 400 anos da fundação de Belém, é a súmula do banco de dados sobre o tema levantado por três gerações de servidores e profissionais do patrimônio cultural, sob a influência e orientação dos seus idealizadores e pioneiros, os arquitetos Pedro e Dora Alcântara, em 1971.

De autoria de Dora Alcântara, Stella Regina Soares de Brito e Thaís Alessandra Bastos Caminha Sanjad, a obra permite uma visão de conjunto sobre a evolução da azulejaria em Belém, fortalecendo “a convicção de que o azulejo, uma das heranças dos colonizadores portugueses, marca as etapas da história do Brasil em diferentes pontos de seu extenso território. E que com sua linguagem colorida, feito de barro esmaltado, tornou-se um documento digno do nosso apreço”, como destaca Dora Alcântara.

via http://turismo.ig.com.br/

Elaborado a partir da identificação de técnica de decoração dos azulejos, o livro também traz planilhas com tipologias dos padrões e guarnições, revelando a diversidade e padrões da azulejaria da cidade.

Para adquirir o livro, entre em contato no e-mail publicacoes@iphan.gov.br. O livro também será comercializado no local de lançamento, com pagamento em dinheiro.

Via Casa do Patrimônio PA.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "IPHAN lança livro sobre azulejos que constroem a narrativa histórica e cultural da cidade de Belém" 31 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794403/iphan-lanca-livro-sobre-azulejos-que-constroem-a-narrativa-historica-e-cultural-da-cidade-de-belem> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.