Potato Head Hong Kong / Sou Fujimoto Architects

Potato Head Hong Kong / Sou Fujimoto Architects - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: Sou Fujimoto Architects; Sou Fujimoto Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  643
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Borge Mogensen, Diraja Surya, House of Patina, Mogen Koch, Tarum, Vitsœ
Cortesia de Potato Head Hong Kong

Descrição enviada pela equipe de projeto. Potato Head Hong Kong representa o primeiro projeto do arquiteto japonês, Sou Fujimoto, na cidade. O espaço de 643 metros quadrados é uma colaboração entre Fujimoto e a equipe criativa de PTT Family, que mistura o estilo do escritório japonês com a impulsão do renomado grupo de artesanato da Indonésia em um contexto moderno.

O desenho de Potato Head Hong Kong apresenta uma mescla hábil de influências contemporâneas e tradicionais através de acessórios de metal leve com elementos em madeira feitos à mão. O espaço de uso misto evoca um ambiente residencial com áreas diferenciadas que organicamente fluem entre si.

Planta

Fujimoto é conhecido por ter sido convidado para desenhar o Pavilhão do Serpentine Gallery 2013. Além de converter-se no mais jovem arquiteto a ganhar uma das mais altas honras da indústria arquitetônica, uniu-se a uma ilustre lista de arquitetos que projetaram o pavilhão, incluindo Frank Gehry e o falecido Oscar Niemeyer.

Cortesia de Potato Head Hong Kong

Potato Head Hong Kong apresenta uma oportunidade para Fujimoto explorar o conceito, no interior e exterior dos espaços, em uma das cidades mais densamente povoadas do mundo. Começando com a fachada de Potato Head, que utiliza painéis enganosamente simples de vidro e onde se aplica um padrão que remete as tradicionais esquadrias de Hong Kong e os utiliza para cobrir toda a estrutura. Tradicionalmente feito em metal, as esquadrias são desenhadas para melhorar a segurança. O efeito é uma fachada homogênea transparente que não se impõem no bairro, mas em silêncio - porém impressionantemente - se destaca. De longe, o lugar aparece como um objeto branco brilhante. De perto, revela seu intrincado padrão.

Cortesia de Potato Head Hong Kong

Como a estrutura tramada do Serpentine Gallery que atuou conforme uma membrana permeável esfumaçando os limites entre exterior e interior, a entrada da Potato Head se abre para a comunidade para permitir que sua instalação volte-se para a rua. Isto marca o objetivo da Potato Head que é ser um destino acolhedor para todos, desde as pessoas que voltam para tomar um café, as que detém-se para comprar artigos artesanais, os executivos que passam pela manhã em direção ao escritório até famílias que desfrutam de uma comida no restaurante Kaum.

Cortesia de Potato Head Hong Kong

A entrada está marcada com um contador de café que se abre a rua e um espaço comercial onde as icônicas esquadrias de metal do arquiteto criam espaços diferentes, porém abertos. Suspensas no teto, as floreiras de aço inoxidável de Fujimoto criam a ilusão de uma floresta flutuante sobre um espaço que, imperceptivelmente, parece não ter limites.

Cortes

A área do bar é um espaço colorido e de inspiração tropical que faz uma clara referência a propriedade da Família PTT em uma ilha de Bali. As paredes vibrantes e a configuração de planta livre representam a despojada e otimista visão da Potato Head. Outra característica da marca DNA de desenho é a mistura de móveis sob medida da Indonésia com clássicos de meados do século e peças antigas como as cadeiras de couro Marceol Breur.

Cortesia de Potato Head Hong Kong

O interior da peça encontra-se Kaum, um moderno conceito de restaurante da Indonésia da Família PTT, onde mais de 700 painéis pintados à mão revestem os tetos e as paredes. Estes painéis foram feitos por famílias de artesãos e contribuem para assegurar a habilidade que se transmite para gerações mais jovens da população. Enquanto a cor negra dos painéis é a pintura real, os tons amarelos e alaranjados remetem as pedras da área. A madeira (URU kayu) que é utilizada para os painéis, também é cultivada localmente.

Escondido por trás de Kaum está a sala de música, um dos espaços mais singulares da Potato Head. Desenhado para converte-se em um centro para os colecionadores e amantes da música da cidade, transmite um ambiente de salão de música secreto. Este espaço é acessado de três maneiras - através de um corredor oculto na entrada, através de Kaum ou através de uma entrada secreta na rua principal - os painéis de madeira isolados proporcionam a experiência de som para os hóspedes. Uma parede do espaço é repleta de discos, assim como alto-falantes JBL 4350.

Cortesia de Potato Head Hong Kong

Como destino, Potato Head Hong Kong é um espaço acolhedor e animado para que todos possam desfrutar sem se sentir encurralado , um estado raro na área urbana de Hong Kong.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:100 Third St, Sai Ying Pun, Hong Kong (RAE)

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Potato Head Hong Kong / Sou Fujimoto Architects" [Potato Head Hong Kong / Sou Fujimoto Architects] 04 Set 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/794280/potato-head-hong-kong-sou-fujimoto-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.