Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos

Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Concreto, PilarCasa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Iluminação, Escada, CorrimãoCasa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - PilarCasa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Mesa, Prateleira, CadeiraCasa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Mais Imagens+ 28

Coimbra, Portugal
  • Gerenciamento: Rodrigo Sobral
  • Estrutura: Em Branco, Arquitectura, Engenharia e Design Gráfico
  • Instalações: BISCARTS
  • Empreiteiro: J.Tavares & Filhos
  • Autor: João Branco
  • Colaboradores: Paula Del Río, Gerson Rei
  • Cidade: Coimbra
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Janela, Fachada
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa situa-se numa zona de vivendas unifamiliares nos arredores de Coimbra, que está em processo de consolidação. A parcela disfruta atualmente de umas vistas e um grau de isolamento que desaparecerão quando se construírem edifícios adjacentes. Por isso, a casa, sobre-elevada como impõe a normativa, encerra-se, buscando uma única abertura, um alpendre a sul, onde se encontra o jardim.

Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Bancada, Pia
© do mal o menos
Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Janela
© do mal o menos

A casa compensa as suas reduzidas dimensões conectando os espaços. Apodera-se dos exteriores, tanto do jardim como do pátio, incorporando-os através da continuidade dos elementos. Os interiores sucedem-se, concatenam-se e relacionam-se visualmente, oferecendo sempre perspetivas distantes, e relações visuais pontuais com o exterior.

Planta
Planta

A organização em três pisos responde ao sistema clássico de serviços – zonas sociais – quartos, caraterizados pelas diferenças de luz e materialidade: desde a cave, cavernosa, até à luz zenital que banha a escada e a zona de trabalho adjacente no piso superior. O piso social organiza-se em torno da cozinha, que os proprietários, um casal com filhos pequenos, consideravam o centro da sua atividade e da sua utilização da casa.

Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Prateleira, Mesa
© do mal o menos
Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Prateleira
© do mal o menos

As duas divisões de maiores dimensões ocupam extremos opostos: a sala a sul, apropria-se do jardim, o estúdio, a norte, fecha-se à rua. Ambos se conectam através do pátio, que lhes pertence por igual. Todos os planos que conectam estes espaços são contínuos, saem e entram, os caixilhos ocultos desvanecem os limites.

Corte

A construção desta casa foi possível graças a um rigoroso controlo económico e de qualidade, que aposta pela correta execução dos detalhes, e permite, com um orçamento muito reduzido, obter resultados surpreendentes.

Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos - Fachada
© do mal o menos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das Preguiçosas / Branco-DelRio Arquitectos" 26 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793869/casa-das-preguicosas-branco-delrio-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.