Guia do Bem: uma plataforma digital que reúne o patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte

No ano de 2006 foi publicado o livro “Guia de Bens Tombados de Belo Horizonte”, uma importante iniciativa para a divulgação do patrimônio cultural que tornou-se excelente instrumento de divulgação e educação patrimonial no município, por reunir informações sobre cada edificação tombada.

O guiadobem.org apresenta-se como um álbum de fotografias em versão contemporânea digital, acessível a todos, de qualquer lugar, sendo uma ferramenta digital para conhecimento, divulgação e proteção dos bens tombados de Belo Horizonte.

Esta atualização em versão digital engloba a pesquisa, a organização e a apresentação de todos os bens arquitetônicos do município tombados nas instâncias municipal, estadual e federal. Cada edificação está associada a um ícone que identifica seu estilo arquitetônico e marca sua posição geográfica no mapa do Guia, a partir do qual pode-se acessar informações técnicas, históricas e fotografias de cada um dos bens.

Guia do Bem: uma plataforma digital que reúne o patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte - Imagem 2 de 2
Página inicial do Guia do Bem

Como no livro que lhe deu origem, o Guia de Bens tombados de BH firma-se como um portal de grande alcance, um poderoso instrumento de pesquisa, gestão e educação patrimonial que, ao promover a democratização do acesso aos bens tombados, fortalece a função social e preservação do bem com sua inclusão na vida cotidiana.

A plataforma traz ainda anotações sobre cada edificação catalogada, além de textos do passado e presente de conjuntos urbanos de Belo Horizonte, como o conjunto da Pampulha, os arredores da Avenida Afonso Pena e os tombamentos paisagísticos.

Navegue pelo Guia do Bem e conheça um pouco mais sobre a arquitetura da capital mineira.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Guia do Bem: uma plataforma digital que reúne o patrimônio arquitetônico de Belo Horizonte" 21 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793655/guia-do-bem-uma-plataforma-digital-que-reune-o-patrimonio-arquitetonico-de-belo-horizonte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.