Restaurante Pastucci / Estúdio Mova

Restaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mesa, CadeiraRestaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mesa, CadeiraRestaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mesa, CadeiraRestaurante Pastucci  / Estúdio Mova - PilarRestaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mais Imagens+ 12

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: Estúdio Mova; Estúdio Mova
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  108
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Decortiles, Exaustec, Gail, Macom, Marmoraria Multipedras, Oficina Comunicação, Oppa, Tokstok, Urban Arts, Win Light
  • Co Autora: Arq. Natália Gorgulho
  • Colaboradores: Ian Alves
  • Designer Gráfico: Leandro Sacramento
  • Consultora Gastronômica: Leslie Bertoni
  • Equipe: Arq. Heloísa Moura; Arq. William Veras
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mesa, Cadeira, Viga
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Pastucci nasceu de um grande desafio: encaixar em uma pequena loja uma casa de massas artesanais e um bar de cervejas especiais. A partir dessa premissa, o escritório reuniu uma equipe multidisciplinar, composta por arquitetos, uma chef e um designer gráfico, para desenvolver todo o conceito do empreendimento e equacionar as questões operacionais para implementar essa ideia. Após um estudo de repertório, definiu-se a temática da Cantina Italiana como o partido para o projeto: envolvendo desde o estudo do nome, passando pela comunicação visual, elaboração do cardápio e arquitetura.

Restaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mesa, Madeira, Cadeira
© Joana França

A loja é composta por 2 pavimentos de aproximadamente 50 m2 cada, setorizado conforme sua função: o térreo (por estar mais próximo aos usuário) foi destinado às massas e a sobreloja dedicada ao bar (a fim de atender um público que busca um ambiente mais reservado). 

Restaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mesa, Cadeira
© Joana França
Corte

Para criar uma atmosfera aconchegante, as paredes foram revestidas de um lado com o pinus, uma madeira de manejo sustentável, onde foram desenhados alguns elementos gráficos desenvolvidos especialmente para o projeto; e do outro, com tijolinhos que sobem até a sobreloja, trazendo um pouco de rusticidade e conferindo unidade entre os dois pavimentos. O balcão onde as massas são preparadas é revestido em tijolo cerâmico e quartzo amarelo. Um jardim suspenso demarca e valoriza uma grande mesa de uso compartilhado, que serve como foco central do espaço.

Restaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mesa, Cadeira
© Joana França
Planta Baixa

Em contraponto à atmosfera aconchegante da madeira, no pavimento superior desenhou-se um ambiente mais contemporâneo. Tendo como condicionantes o pé-direito baixo e algumas instalações pré-existentes aparentes, optou-se por tomar partido disso não se utilizando forro, mantendo todas as instalações aparentes e pintando o teto num tom cinza escuro. Os eletrodutos amarelos, por exemplo, são uma referência ao espaguete e percorrem parede e teto, formando um expositor de cervejas e delimitando o balcão do bar com pontos luminosos em cada uma de suas extremidades. A escada foi envolta por painéis em chapa metálica perfurada, cumprindo o papel de proteção e escondendo a caixa d’água existente. 

Restaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Mesa, Cadeira
© Joana França
Planta Baixa

Diferentes tipologias de assentos foram desenvolvidas para atender os mais variados públicos: as banquetas individuais ao longo do bar, a mesa comunitária, mesas de 2 e 4 lugares, um grande banco em formato de “U" e mesas com booths numa área envolta pelo revestimento de Pinus e voltada para a fachada da loja.

Isométrica

Na fachada, no intuito de dar maior visibilidade ao restaurante, foram utilizados painéis de vidros com reprodução de desenhos que se assemelham às marcações feitas pelas janelas das antigas cantinas italianas

Restaurante Pastucci  / Estúdio Mova - Pilar
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. 36 Sul - Águas Claras, Brasília - DF, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Pastucci / Estúdio Mova" 21 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793546/restaurante-pastucci-vmf-plus-arco-studio-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.