Clássicos da Arquitetura: Faculdade de Arquitetura U.N.I Lima / Mario Bianco

A sede da Faculdade de Arquitetura da Universidade Nacional de Engenharia de Lima, construída no ano de 1951, foi projetada pelo arquiteto italiano Mario Bianco, por encargo do arquiteto Belaunde Terry. Foi um dos primeiros edifícios construídos no campus, afastado da cidade de Lima, e um dos maiores expoentes da arquitetura moderna no Peru.

Mais informações a seguir.

Clássicos da Arquitetura: Faculdade de Arquitetura U.N.I Lima  / Mario Bianco - Mais Imagens+ 23

O gestor da construção do edifício, Belaunde, juntamente com os esforços de professores, alunos, e com o apoio da iniciativa privada, formulou um programa arquitetônico que, quando posto em discussão com o Conselho de Professores, sofreu alguns ajustes. Uma comissão foi encarregada das diretrizes gerais e foram aceitas as soluções dos arquitetos Mario Bianco, Raúl Morey e Fernando Belaunde. Finalmente, Mario Bianco foi contratado para realizar o projeto com base no esquema geral de distribuição.

Cortesia da revista El Arquitecto Peruano (Janeiro - Fevereiro de 1955)

Bianco, ao observar o terreno de implantação, trabalhou sobre uma planta em forma de "T", dividindo, dessa maneira, o programa em salas de aula e ateliês, localizados na ala horizontal; e na ala vertical, que é o eixo de acesso à faculdade, o salão principal (térreo) e a biblioteca (pavimento superior)

Planta Baixa

Juntamente com os dois volumes perpendiculares que formam o "T", construiu-se um volume secundário, ladeando o acesso ao edifício, que abriga os escritórios e as salas de aula complementares. Finalmente, pode-se encontrar alguns volumes livres, onde estão o auditório, anexo ao eixo transversal do acesso, e a Sala de Artes, um volume circular em um dos pátios.

© Croquis. Arq. Wilder Gómez Taipe

O estilo moderno utilizado pelo arquiteto neste edifício é refletido na grade estrutural de "planta livre", dando leveza ao conjunto e permitindo um uso flexível no interior. O uso de materiais como tijolo, concreto e vidro, e a incorporação de circulações exteriores cobertas, atuam como eixos conectores dos distintos elementos que conformam a sede da faculdade.

© Croquis. Arq. Wilder Gómez Taipe

Todos os diversos elementos da faculdade orbitam em torno do centro da planta (localizado na ala vertical original), a atual Sala Habich, que se tornou o espaço mais movimentado da faculdade, no coração do projeto, abrigando os distintos encontros entre alunos e professores.

© Aldo Facho Dede

Mais tarde, foram acrescentados mais volumes que procuraram seguir as diretrizes do projeto de Bianco, e seu uso original já não coincide com a situação atual da faculdade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lima, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: Duque, Karina. "Clássicos da Arquitetura: Faculdade de Arquitetura U.N.I Lima / Mario Bianco" [Clásicos de Arquitectura: Facultad de Arquitectura U.N.I Lima / Mario Bianco] 17 Ago 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793448/classicos-da-arquitetura-faculdade-de-arquitetura-uni-lima-mario-bianco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.