Pedro Paulo de Melo Saraiva falece aos 83 anos de idade

Pedro Paulo de Melo Saraiva nasceu em Florianópolis, em 1933, se formou em 1955 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo. Ainda recém formado participou e venceu diversos concursos de edifícios públicos, alguns com Paulo Mendes da Rocha. Logo em 1962 foi convidado por Vilanova Artigas para ser seu professor assistente na FAU/USP.

Foi professor de projeto no próprio Mackenzie, na Universidade Nacional de Brasilia, Universidade Católica de Santos e na Anhembi Morumbi. Saiba mais no verbete do Itaú Cultural.

Pedro Paulo de Melo Saraiva - Enciclopédia Itaú Cultural

Pedro Paulo de Melo Saraiva (Florianópolis SC 1933). Arquiteto, urbanista e professor. Ingressa na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Faum) em 1951, formando-se em 1955. No ano seguinte, funda seu escritório, trabalhando em parceria com diversos

Pedro Paulo foi responsável por diversas obras importantes da arquitetura brasileira. Veja abaixo algumas delas.

Clássicos da Arquitetura: Edifício Acal / Pedro Paulo de Melo Saraiva

O edifício tem dupla fachada: a oculta e a exposta. A fachada oculta é composta de quatro faces de vidro, tipo cortina, com caixilharia em alumínio. O distanciamento entre montantes é de um metro e trinta e dois centímetros.

Sede do CONFEA / PPMS Arquitetos Associados

Do arquiteto. A nova sede do CONFEA é composta pelo térreo, 4 pavimentos, cobertura e 3 níveis subterrâneos para estacionamento. O vão livre "vis-à-vis", misturado com a flexibilidade das organizações das plantas, foi certamente um dos principais componentes do conceito do projeto. O térreo é destinado como principal entrada, recepção, Plenário e suas áreas de apoio.

Clássicos da Arquitetura: Clube XV / Francisco Petracco e Pedro Paulo de Melo Saraiva

1. A cidade: Santos, em função de sua litorânea, tem a peculiaridade de dispensar ao seu principal clube a necessidade de grandes áreas livres para recreação e esporte, que são normalmente praticados nas praias. 2. A coletividade associada do clube: O maior interesse dos associados do clube é poder complementar com conforto as horas de lazer, independentemente das atividades esportivas.

Clássicos da Arquitetura: Escola de Administração Fazendária / Pedro Paulo de Melo Saraiva

Por Daniel Corsi Ao nos aproximarmos de sua estrutura com dimensões de 300 metros de comprimento por 65 metros de largura, a ESAF se revela imensurável. A extensão ao longo da qual contemplamos a sucessão de seus expressivos pórticos nos revela sua escala arquitetônica: uma construção monumental paralela ao solo que se eleva a 6 metros de seu plano fundamental.

Sua morte foi anunciada na última madrugada pelas filhas do arquiteto no facebook. O corpo será velado na sede do IAB-SP.

O arquiteto deixa o legado de sua obra e as saudades de todos que tiveram o prazer de conviver com ele. 

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. " Pedro Paulo de Melo Saraiva falece aos 83 anos de idade" 16 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793398/pedro-paulo-de-melo-saraiva-falece-aos-83-anos-de-idade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.