Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha

Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Porta, Fachada, JanelaResidência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Janela, CorrimãoResidência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Cama, DormitórioResidência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Imagem 5 de 17Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Mais Imagens+ 12

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: Guilherme Mendes da Rocha; Guilherme Mendes da Rocha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fabio Sampaio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aloizio Sales, Amarante Comercial Madeireira, Davi Perez, MGK Esquadrias, Painèis Isolantes Panisol, Roberto Machado e Associados, Transsen, Vanderley da Silva e Associados
  • Elétrica: Sebastião Soares
  • Paisagismo: Raul Pereira
  • Paisagismo Execução: Izabel Evangelisti
  • Topografia: Rubens Barbosa
  • Demolição Terraplanagem: C.R.O. Cleriston Rodrigues
  • Estrutura: Eng. Heloisa Maringoni
  • Hidráulica: Pessoa & Zamaro
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Fachada, Aido
© Fabio Sampaio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Adriana Caldas apresenta características que estão intimamente ligadas ao perfil natural do terreno, às condicionantes legais e ao programa à ser atendido. 

Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Janela, Corrimão
© Fabio Sampaio
Corte

O terreno tem 6.00m de largura por 30.00m de profundidade e uma declividade de 3.00m da rua para os fundos. O trabalho de corte/aterro definiu dois planos, o nível do acesso = 0.00 e nível social = -2.00.

Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Porta, Fachada, Janela
© Fabio Sampaio
Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Janela, Escada, Corrimão
© Fabio Sampaio

A construção ocupa o lote de divisa a divisa, na dimensão dos 6.00m. Um terceiro plano à + 0.80cm define a parte íntima da casa. Um grande espaço capaz de abrigar atividades como dormir, trabalhar, vestir. Uma vez que a construção ocupa as divisas laterais: a frente, o fundo e a clarabóia central, se encarregam de iluminar toda casa. 

Planta
Planta

Na região central, onde se dá o desnível de 2.00m, e a abertura superior, temos uma “praça”. Duas jabuticabeiras convivem com a mesa de almoço, a cozinha aberta, e um pequeno jardim com escultura e fonte

Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Imagem 7 de 17
© Fabio Sampaio

Toda instalação técnica se acomoda em uma das paredes de divisa e sobre a laje do sanitário da suíte. A estrutura è do tipo convencional, com pilares e vigas em concreto armado. O fechamento em blocos de concreto e caixilharia de madeira cedro arana.

Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Cama, Dormitório
© Fabio Sampaio
Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Fachada
© Fabio Sampaio

As telhas são do tipo metálicas com isolamento termoacústico em poliuretano expandido. A estrutura do mezanino e da cobertura è em vigas de madeira massaranduba 10x25 cm, e o assoalho em madeira jatobá. Móveis em pré-moldados de concreto, servem à cozinha e as bancadas dos banheiros e área de serviço.

Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Mesa, Cadeira, Vidro
© Fabio Sampaio

Não existe azulejos ou pastilhas em nenhum momento na casa. Toda área molhada è resolvida em tinta epóxi sobre massa epóxi.

Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha - Imagem 11 de 17
© Fabio Sampaio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Adriana Caldas / Guilherme Mendes da Rocha" 17 Ago 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/793385/residencia-adriana-caldas-guilherme-mendes-da-rocha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.